Notícias
MIR participa de evento da prefeitura de Salvador sobre a Agenda 2030 e o ODS 18
Foto: Divulgação
O Ministério da Igualdade Racial participou, nesta segunda-feira (2), do “1º encontro para ODS da Região Metropolitana de Salvador: Caminhos e Desafios para a Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
Realizado no Arquivo Público Municipal da capital baiana, o evento reuniu representantes de organizações internacionais, do governo e da sociedade civil para debater estratégias e práticas para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O destaque das discussões foi o ODS 18, trabalho liderado pelos Ministérios da Igualdade Racial (MIR) e Povos Indígenas (MPI) e Comissão Nacional dos ODS (CNODS).
A diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação da Secretaria Nacional de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), Tatiana Silva, falou no painel “Agenda 2030 e o ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial: Desafios de Não Deixar Ninguém para Trás”.
“Além de ser um reconhecimento da relevância da justiça étnico-racial para o desenvolvimento e sustentabilidade, o encontro representou o compromisso de Salvador e de gestores públicos da região metropolitana em avançarmos juntos e juntas na promoção da igualdade racial", pontuou a diretora.
Em sua fala, ela reforçou, ainda, importância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como meio de ampliar a governança de igualdade racial e avançar na implementação do ODS 18.
O painel do qual a diretora participou foi moderado pela secretária Municipal de Reparação, Isaura Neta, e contou com a presença da coordenadora do Observatório do ODS 18, Maria do Carmo Santos; da assessora internacional do Instituto Geledés, Letícia Leobet; e da professora do Programa de Desenvolvimento e Gestão Social da Universidade Federal da Bahia, Daiane Batista.
A abertura do evento contou com a participação do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e da vice-prefeita, Ana Paula Matos, que reforçaram a indissociabilidade entre desenvolvimento sustentável e igualdade racial. Na oportunidade, foi renovado o compromisso de Salvador com o Pacto Sustentável meu Município pelos ODS, coordenado pela CNODS e que conta com o ODS 18 como um de seus elementos.
>>Confira os municípios que há aderiram ao pacto pelo desenvolvimento sustentável
ODS 18 – Proposto pelo governo brasileiro, o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 18, Igualdade Étnico-racial, trata da promoção da igualdade racial e do combate ao racismo como parte do desenvolvimento sustentável. Suas metas envolvem temas como trabalho, saúde, educação, considerando também a necessidade de transversalizar a perspectiva racial e étnica em toda Agenda 2030.