Notícias
MIR participa de mais uma edição da Caravana FormaSUS
Foto: Divulgação Ministério da Saúde
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), representado pela diretora de Políticas de Ações Afirmativas (DPA) da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), Vanessa Machado, marcou presença na quarta edição da Caravana FormaSUS, nos dias 5 e 6 de fevereiro, em Belém (PA).
A Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas do MIR já participou das edições de Manaus, Fortaleza e São Paulo, fortalecendo seu compromisso com a equidade na formação em saúde. O evento reuniu gestores, estudantes, profissionais da saúde, docentes e representantes de movimentos sociais para debater a reorientação da formação em saúde no Brasil, com foco na equidade e na inclusão.
Para a diretora Vanessa Machado, “a Caravana FormaSUS é um importante espaço de debate a igualdade racial na formação em saúde". A diretora acredita que o Afirma SUS, uma das iniciativas que visam atender esse enfoque, converge especialmente com a compreensão que o MIR tem sobre a necessidade de políticas de permanência dos estudantes que ingressam por ações afirmativas nas Universidades, notadamente, os estudantes da área de saúde.
No primeiro dia, a diretora Vanessa participou da Mesa de Alinhamento Conceitual “O SUS-Escola: Reorientação da formação em saúde para o povo brasileiro”, que discutiu a necessidade de uma educação em saúde mais inclusiva, considerando as desigualdades históricas e raciais na formação dos profissionais da área. A mesa reforçou o compromisso com um SUS que atenda às necessidades das populações historicamente excluídas.
Durante a tarde, os Grupos de Trabalho foram divididos em quatro modalidades: estudantes e residentes, trabalhadores(as) e gestores(as), movimentos sociais e docentes. Nessas discussões, foram enfatizadas a importância de garantir a permanência estudantil e a inclusão de perspectivas antirracistas nos currículos da saúde. O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) - Equidade também esteve em pauta, destacando a necessidade de iniciativas que promovam o acesso igualitário à formação em saúde.
No segundo dia, os debates avançaram na construção de propostas concretas para a reorientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área da saúde, a garantia da permanência estudantil e a estruturação do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (Coapes). A socialização das discussões dos grupos na parte da tarde consolidou pactuações importantes para avançar em um modelo de formação que reflita a diversidade da população brasileira e promova um SUS verdadeiramente inclusivo.
Ao longo do evento, o MIR reafirmou seu compromisso com a promoção da igualdade racial na educação em saúde, enfatizando a necessidade de políticas afirmativas para a formação de profissionais comprometidos com a justiça social e o combate ao racismo estrutural no setor.
O que é a Caravana FormaSUS? – A Caravana FormaSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizada por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que percorre todas as regiões do Brasil com o objetivo de promover mobilizações e atender às demandas da formação dos futuros profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aborda temas essenciais, como a integração ensino-serviço, permanência estudantil para grupos vulnerabilizados e a reorientação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos da área.
No total, serão sete edições, contemplando as cinco regiões do país e reunindo participantes de todos os estados. Além das edições já realizadas em Manaus, Fortaleza, São Paulo e Belém, a Caravana ainda passará por Recife (19 e 20/2), Florianópolis (12 e 13/3) e Brasília (19 e 20/3). Os encontros promovem debates sobre temas como o PET-Saúde - Equidade, a pactuação entre instituições de ensino e serviços de saúde, e a imersão nos cenários de prática do SUS.
Para acompanhar o cronograma e ler mais sobre a iniciativa, acesse a página do FormaSUS.