Notícias
MIR participa da Caravana FormaSUS em Santa Catarina
Foto: Ascom/MS
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), representado pela Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) participou, nos dias 12 e 13 de março, de mais uma edição da Caravana FormaSUS, em Florianópolis (SC). Promovida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (MS), a Caravana apoia a formação de docentes, estudantes, trabalhadores, gestores, residentes, movimentos sociais e Instituições de Ensino Superior (IES) voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS).
A iniciativa já passou por Manaus, Fortaleza, São Paulo, Belém e Recife. Cada edição é dividida em quatro turnos de trabalho, distribuídos em dois dias de atividades, e conta com a participação de 60 pessoas por Unidade da Federação. Serão cerca de 1,8 mil pessoas envolvidas ao longo da iniciativa.
Sheila Dias, coordenadora na Diretoria de Políticas de Ações Afirmativas, destacou a importância dessa edição. "Sem dúvida, este foi um dos maiores movimentos de reconstrução, tanto para o Ministério da Saúde quanto para a defesa intransigente do SUS", afirmou.
Durante sua participação, Sheila também fez uma alusão à escritora negra Conceição Evaristo, autora do poema Vozes Mulheres, e ressaltou: "A Caravana FormaSUS reafirma, mais uma vez, o compromisso de ouvir as vozes das comunidades quilombolas, ribeirinhas, da população LGBTQIAPN+, da população negra, feminina, quilombola e indígena — ou seja, a voz do povo."
Na edição anterior, em 19 de fevereiro, a secretária de Políticas e Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima, participou da mesa de abertura da Caravana FormaSUS, em Recife. Na ocasião, ela ressaltou a importância da cooperação entre o Ministério da Igualdade Racial e o Ministério da Saúde na construção de um ambiente que acolha as particularidades da população negra.