Notícias
MIR reforça compromisso com a promoção da igualdade racial em Caravana Federativa em Foz do Iguaçu
Foto: Larissa Lins/MIR
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) esteve em mais uma edição da Caravana Federativa do Governo do Brasil, nas últimas quinta e sexta-feiras (30 e 31), em Foz do Iguaçu (PR). O evento fortaleceu o diálogo entre governo e sociedade ao reunir cidadãos, movimentos sociais, gestores públicos e representantes de 283 municípios paranaenses.
Durante os dois dias, o MIR ofereceu atendimentos presenciais e atividades voltadas à promoção da igualdade racial. O Ministério também apresentou a oficina “Monitoramento, Avaliação e Gestão do Conhecimento em Políticas de Igualdade Racial”, que discutiu estratégias de aprimoramento das políticas públicas. Na mesma ocasião, o público teve a chance de conferir o Painel “Sinapir em Movimento”, que apresentou o funcionamento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e suas possibilidades de adesão pelos municípios.
Essa foi a primeira edição da Caravana Federativa a colocar a participação social no centro das discussões, reconhecendo o papel das organizações da sociedade civil e dos gestores locais na implementação das políticas de igualdade racial.
Segundo Janaina Fernandes, coordenadora-geral de Relações Institucionais da Assessoria de Participação Social e Diversidade do MIR, a inclusão desse eixo representa uma conquista importante. “Essa é a primeira caravana com participação social, uma reivindicação antiga dos fóruns e conselhos. É um passo importante para fortalecer o diálogo entre governo e sociedade”, ressaltou.
Também compunham a equipe multidisciplinar do Ministério o ouvidor, Fábio Bruni; a chefe da Assessoria Parlamentar, Nailah Veleci; a coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais, Eloá Moraes; o coordenador-geral de Ações Afirmativas na Educação, Vitor Matos; o coordenador-geral de Políticas para Juventude Negra, Jean Tiemoko; a coordenadora substituta de Avaliação e Formação em Políticas Públicas, Cleide Cruz; e a chefe de Divisão de Articulação Interfederativa, Fátima Santana.
Para o ouvidor Fábio Bruni, a Caravana foi uma oportunidade de aproximação. “Foi a primeira vez que a Ouvidoria do MIR participou da caravana e isso foi muito importante. Recebemos sugestões e demandas de prefeitos e vereadores interessados em estruturar conselhos e canais de denúncia contra o racismo."
A coordenadora-geral Eloá destacou o alcance das ações apresentadas pelo Ministério. “Estamos mostrando o conjunto de políticas do MIR voltadas para povos quilombolas, comunidades ciganas e indígenas, além de informações sobre o Sinapir e o Plano Juventude Negra Viva.”
Aproximação constante – A Caravana Federativa é uma iniciativa do Governo do Brasil que busca aproximar os serviços públicos da população e dos gestores locais, reunindo ministérios, autarquias e bancos estatais em um mesmo espaço. Em Foz do Iguaçu, mais de 50 órgãos federais participaram da ação, realizando mais de 1.500 atendimentos apenas no primeiro dia. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários e vereadores participaram da abertura, conduzida pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Por meio da Caravana, o Ministério da Igualdade Racial reforça seu compromisso com a articulação federativa e o fortalecimento das políticas públicas de promoção da igualdade racial, ampliando o diálogo e o apoio técnico às gestões municipais e estaduais em todo o país.
>>Confira a edição da Caravana Federativa do Rio Grande do Norte, em setembro