Notícias
MIR participa da Alvorada dos Homens Negros em Salvador e reforça diálogo sobre políticas públicas para masculinidades negras
Foto: Divulgação
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) participou, nesta sexta-feira (23), da Alvorada dos Homens Negros, realizada no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, em Salvador (BA). O encontro reuniu lideranças negras de diferentes territórios e trajetórias para o diálogo sobre masculinidades negras e a construção de políticas públicas sensíveis às realidades vividas por homens negros.
Para o secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ), Tiago Santana, a agenda das masculinidades negras é central para o enfrentamento das desigualdades raciais no país. “Essa é uma agenda urgente, porque fala sobre a nossa vida, sobre a nossa história e sobre a perspectiva de futuro que queremos construir. Não existe política pública sem escuta, sem orçamento e sem enfrentar as desigualdades que atravessam a vida dos homens negros nos territórios”, afirmou.
A atividade teve como foco a escuta qualificada de homens negros que já desenvolvem ações nos territórios, buscando identificar pontos sensíveis, desafios e expectativas de quem está na ponta. O objetivo é contribuir para a formulação e o fortalecimento de políticas públicas voltadas às masculinidades negras, a partir de uma perspectiva plural, interseccional e territorializada.
O coordenador-geral de Ações Afirmativas na Educação, Vitor Matos, destacou a importância da participação do Ministério no encontro. “Este foi um espaço onde foram discutidos temas de relevância especial em atravessamento à vida de homens negros. Eixos como educação, trabalho e saúde nortearam os debates, que culminarão na elaboração de uma carta de intenções, sintetizando propostas que serão entregues ao Ministério da Igualdade Racial”, ressaltou.
Idealizada pela organização Positivar Masculinidade, fundada em 2019, a iniciativa propõe a construção coletiva de uma agenda política dos homens negros do Brasil. A entidade atua na promoção de espaços de reflexão, formação e articulação, com base no debate sobre masculinidades negras, visando transformar essas discussões em ações efetivas e incidência política.
O evento contou com a participação de cerca de 30 lideranças negras e serviu como ato preparatório para o Seminário Nacional de Masculinidades Negras Positivas, que ampliará o debate em âmbito nacional, fortalecendo a construção coletiva de caminhos para a promoção de igualdade racial e da justiça social.