Notícias
MIR participa da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos
Foto: Duda Rodrigues/MDHC
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), participou, na noite desta quarta-feira (10), da abertura da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A secretária-executiva do MIR, Rachel Barros, representou o Ministério ao lado da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. O evento teve como objetivo fortalecer instituições e conselhos dedicados à promoção e à defesa dos direitos humanos, com destaque para populações historicamente marginalizadas.
A partir do tema “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos”, a Conferência se estrutura em seis eixos que tratam de violações, participação popular, justiça social, justiça climática, contexto internacional e fortalecimento institucional.
Com o tema diretamente ligado à atuação do Ministério da Igualdade Racial, a secretária-executiva Rachel Barros destacou a centralidade da pauta racial no fortalecimento da política de direitos humanos no país. “Falar sobre igualdade racial é falar sobre direitos humanos. A garantia dos diretos da população negra é basilar para que possamos avançar aquilo que nos foi negado por tanto tempo na história do país", afirmou.
Conferência – Ao longo do encontro, representantes do poder público, especialistas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil de todo o país estão reunidos para fortalecer o Sistema Nacional de Direitos humanos, buscando construir novas diretrizes. Outro objetivo é a proposição de ações que ampliem a proteção de grupos vulnerabilizados, como população negra, povos indígenas, quilombolas, pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais.
Premiação – Durante a abertura, secretária-executiva Rachel Barros entregou a premiação da categoria Juventude Negra Viva, do prêmio “Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia”, à Jucelino Sales, professor da rede pública de ensino do Distrito Federal.