Notícias
MIR lança Plataforma ODS Racial
Foto: Luciano Pereira/MIR
O Ministério da Igualdade Racial lançou, na última sexta-feira (6), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Plataforma ODS Racial. Inédita, a ferramenta foi desenvolvida para o planejamento e a transparência das políticas de igualdade racial no Brasil representa um avanço na articulação entre ciência de dados, gestão pública e a promoção da igualdade racial.
Desenvolvida pelo Laboratório de Estudos em Modelagem Aplicada (Lema) da UFPB, a plataforma tem como objetivo monitorar, avaliar e dar transparência a indicadores de igualdade racial alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com destaque para o ODS 18 – Igualdade Étnico-racial. Proposto pelo Governo do Brasil para integrar e ampliar as metas da Agenda 2030 da ONU no combate às discriminações étnico-raciais, ele qualifica dados que possam orientar ações e políticas públicas no Brasil.
A atuação do Ministério da Igualdade Racial no projeto reforça a estratégia do Governo do Brasil de utilizar evidências e inovação tecnológica para orientar a aplicação de recursos e a efetividade das políticas públicas voltadas para a população negra, indígena e de comunidades tradicionais. “Temos trabalhado em estratégias de territorialização do ODS 18, incluindo compromissos que envolvem a adesão dos municípios ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial [Sinapir], a participação da sociedade civil na Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a criação de plataformas de monitoramento, em parceria com universidades públicas, e outras ações que confluem para subsidiar políticas públicas“, afirma a diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação do MIR, Tatiana Silva.
O público pode conferir, além da apresentação da nova plataforma, a Oficina Sinapir, conduzida pela diretora de Articulação Interfederativa, Isadora Bispo, e a coordenadora Melina de Lima. Elas orientaram os participantes sobre o funcionamento do Sinapir, a importância de sua implementação nos territórios. A equipe da UFPB ministrou, ainda, o Workshop Plataforma ODS Racial - Laboratório de Inclusão Digital, mediado pelo coordenador-geral de Monitoramento e Avaliação do MIR, Luciano Pereira.
Durante o lançamento, que reuniu gestores municipais, lideranças comunitárias e representantes de movimentos sociais, também houve oficinas sobre educação antirracista, participação social e fortalecimento de comunidades tradicionais. A programação destacou a importância da cooperação entre União, estados e municípios para o avanço da pauta racial.
Parceria Institucional – Coordenado pelo professor Aléssio Almeida, da UFPB, o projeto mobilizou uma equipe multidisciplinar de docentes, técnicos e estudantes, com colaboração de pesquisadores de outras instituições. “A plataforma nasce do esforço de traduzir dados complexos em informações acessíveis, que possam iluminar as desigualdades e orientar ações concretas de superação.”
Compromisso Local na Agenda Nacional – A Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de João Pessoa, representada pela coordenadora Carla Uedler Moreira, participou ativamente do evento, reafirmando o papel estratégico dos municípios na execução das metas. “Esse evento é um passo importante na implementação de políticas públicas alinhadas aos ODS e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, defendeu.
A Plataforma ODS Racial está disponível para acesso público e deve se tornar uma referência para pesquisadores, formuladores de políticas e ativistas, consolidando um novo paradigma de monitoramento social com foco na redução das desigualdades raciais no Brasil.