Notícias
MIR lança edital de mentoria para escritoras negras
Foto: Prostooleh/Freepik
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC) lançam, nesta quarta-feira (10), um edital de chamamento público que irá oferecer mentoria para até 20 escritoras negras entre outubro de 2025 e janeiro de 2026. Para concorrer é preciso, dentre outros requisitos, ser mulher negra autodeclarada, brasileira e maior de 18 anos. O período de inscrição vai até 30 de setembro.
“Esse é uma valorização e investimento naquelas que multiplicarão conhecimento de promoção da igualdade racial, o que é mais um tijolinho no caminho para um Brasil mais justo e com oportunidade para todos”, defende a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
A mentoria irá desenvolver habilidades e competências das candidatas aprovadas para que dominem ou aprimorem rituais de escrita literária em suas dimensões artísticas, estético-políticas, técnicas e mercadológicas. O objetivo é impactar positivamente o potencial de recepção e de circulação das suas obras afro literárias.
“Temos grande satisfação com esse lançamento conjunto. A universidade pública tem, entre suas responsabilidades, não apenas produzir conhecimento, mas abrir caminhos, reparar desigualdades e garantir que vozes historicamente silenciadas tenham lugar de destaque”, colocou o reitor da UFF, Antonio Claudio Nóbrega. “A literatura é um espaço de criação e de disputa de narrativas. Por muito tempo, as histórias e as vivências das mulheres negras foram invisibilizadas e agora queremos contribuir para que essas vozes circulem com força, alcancem novos públicos e sejam reconhecidas em sua potência”, acrescentou.
Programa – Durante o período de mentoria, que será conduzido pela professora Iris Amâncio, do Instituto de Letras da UFF, as escritoras negras selecionadas terão encontros virtuais coletivos e orientações individuais. Durante a programação as mentoradas terão a oportunidade de refletir sobre conceitos, gêneros textuais, o mercado editorial, estratégias e execução de campanha de lançamento.
Espera-se que, com a mentoria, as escritoras possam ampliar o olhar crítico sobre diferentes conceitos relativos ao ser mulher, ser mulher negra e ser escritora negra; conhecer técnicas da escrita criativa de gêneros literários diversificados em suas múltiplas tipologias; analisar ferramentas linguísticas e estéticas adotadas por escritoras negras renomadas; e adquirir conhecimentos básicos sobre edição, edição negra, direitos autorais, agenciamento literário, mercado editorial e marketing afro referenciado.
Além disso, a mentoria tem como objetivo consolidar uma rede de contatos entre as escritoras negras e apresentar caminhos para a proposição de projetos editoriais, assim como para a captação de recursos.