Notícias
Caminhos Amefricanos
MIR finaliza missão internacional para planejar novas edições do Programa Caminhos Amefricanos
- Foto: Divulgação
Entre os dias 14 e 18 de outubro, a secretária de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Márcia Lima; a coordenadora-geral de Justiça Racial e Combate ao Racismo, Kátia Regis; e a coordenadora de Articulação de Cooperação Internacional Iyaromi Ahualli, estiveram na República Dominicana e no México para reuniões interinstitucionais e visitas técnicas. O objetivo é desenvolver ações no âmbito do “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul” e do “Observatório Amefricanidades: Diálogos de Políticas e Experiências Sul-Sul”.
Como resultado, as representantes do Ministério da Igualdade Racial articularam parcerias que irão viabilizar a continuação dos programas Caminhos Amefricanos e Observatório Amefricanidades nos próximos anos. Estas parcerias devem estimular o aprimoramento das medidas de combate ao racismo e de promoção da igualdade racial, não só no Brasil, mas internacionalmente.
“Essa agenda foi muito importante para firmar parceria com ambos os países, destacando o comprometimento do Brasil com a cooperação Sul-Sul no combate ao racismo”, afirmou a Secretária Márcia Lima.
O MIR assinou, na República Dominicana, um Memorando de Entendimento com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) com a presença da Diretora Cheila Valera. As representantes do ministério se reuniram, ainda, com a Reitora do Instituto Superior de Formación Docente Salomé Ureña (ISFODOSU) da República Dominicana, Profa. Dra. Nurys del Carmen Durán. As duas instituições serão parcerias para a realização do Caminhos Amefricanos no país em 2025.
A comitiva foi recebida pelo Embaixador do Brasil na República Dominicana, Carlos Luís Perez onde fizeram visitas técnicas em locais históricos que devem ser visitados durante o intercâmbio na República Dominicana, como o Ingenio Boca de Nigua – local de rebelião negra em 1796 – e os bairros Santa Bárbara e San Miguel. Durante a agenda na República Dominicana elas também visitaram o Instituto Guimarães Rosa.
No México, as representantes dialogaram com a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) por meio de reunião com o secretário Acadêmico da Faculdad de Filosofia y Letras, Prof. Dr. Roberto de Jesús Villamil e com a Profa. Dra. Andrea González, coordenadora do Colegio de Estudios Latinoamericanos da UNAM. Nesses encontros, as representantes do MIR alinharam as ações que serão realizadas no país em 2025 e 2026 no escopo do Caminhos Amefricanos e do Observatório Amefricanidades.
A equipe do Ministério se reuniu ainda com a Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales do México com a presença da secretária Acadêmica Alicia Azuma Hiruma. Durante a viagem, elas se encontraram com lideranças da sociedade civil mexicana que atuam na luta pela promoção da igualdade racial no México.