Notícias
MIR encerra participação na Marcha dos Municípios com saldo positivo
Foto: Gabrielle Paju/MIR
A 26ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terminou nesta quinta-feira (22) com uma presença recorde de mais de 14 mil municipalistas. O evento começou na segunda-feira (19) e teve a participação do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em todos os dias, com atendimento no local entre 9h e 17h, e no Edifício Parque da Cidade Corporate ao longo do dia.
“Conseguimos uma excelente articulação com prefeitos, secretários e vereadores de todos os estados do país e percebemos que, apesar de muitos terem estruturas de promoção da igualdade racial [PIR], muitos não conheciam o Sinapir [Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial] e não sabiam da visibilidade que ele dá para as políticas de PIR”, coloca a Melina de Lima, coordenadora de Articulação Interfederativa da Secretaria de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir).
Durante as visitas no estande, as representantes do MIR explicaram políticas como o Plano Juventude Negra Viva (PJNV); o programa Primeira Infância Antirracista (PIA); a Política Nacional de Gestão Territorial Ambiental Quilombola (PNGTAQ); o Plano Nacional de Políticas para Povos Ciganos; e a Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana.
Materiais impressos como o Estatuto da Igualdade Racial; o Guia de Orientação para Denúncias sobre Racismo Religioso; e as Ações da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros também estavam disponíveis para os visitantes interessados em conhecer as políticas públicas desenvolvidas no Ministério.
"Fizemos questão de disponibilizar o Guia de Orientação para Denúncias sobre Racismo Religioso e as Ações da Diretoria de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros durante o evento, porque sabemos a importância dessa temática para a população brasileira, especialmente para o público da nossa secretaria", colocou o secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos.
A chefe de Divisão da Diretoria de Articulação Interfederativa da Senapir, Fatinha Santana, conta que muitos dos municípios que visitaram a área do MIR não conheciam ainda como funcionam as políticas do Ministério. “Foi uma oportunidade única de divulgação. Além disso, foi gratificante ver que havia um grande interesse pelas nossas iniciativas, então estabelecemos contatos para que possamos seguir conversando e trazendo esses municípios para o Sinapir, por exemplo.”
Marcha dos prefeitos – A Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios reúne, anualmente, prefeitos, secretários, vereadores e demais agentes municipais com a meta de discutir alternativas para os municípios diante do cenário brasileiro.