Notícias
MIR e Unesco lançam edital para contratação de profissionais na área de Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), abre nesta segunda-feira (19), um edital para a contratação de profissional das áreas de Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas. A iniciativa faz parte de um projeto que visa elaborar um diagnóstico de atuação de redes interinstitucionais de combate ao racismo.
Durante a duração da consultoria, que se dará em formato remoto, a pessoa selecionada deverá construir um documento técnico contendo diagnóstico da atuação de redes interinstitucionais de combate ao racismo, considerando experiências locais, estaduais e internacionais. Será necessário propor protocolos de atuação conjunta com as Ouvidorias de Igualdade Racial.
"Em 2025 iniciamos a execução do acordo com a Unesco e, nesta contratação, estamos buscando profissionais que nos apoiem reforçar a capacidade da Ouvidoria de Igualdade Racial na sua relação com outras políticas públicas", pontua o ouvidor do MIR, Fábio Bruni.
Requisitos e prazos – Entre as exigências da vaga, destaca-se a necessidade de graduação completa em Ciências Humanas ou Sociais Aplicadas. Além disso, é preciso ter experiência mínima de cinco anos em atividades de pesquisa e produção de conteúdo relacionado às temáticas de Direitos Humanos e/ou Igualdade Racial.
É exigido do candidato, ainda, experiência mínima de um ano atuando em avaliação de serviços ou políticas públicas.
O edital reforça que apenas currículos cadastrados na plataforma Roster, da UNESCO, serão considerados. As candidaturas devem ser feitas pelo site oficial da seleção entre os dias 19 e 23 de maio, buscando-se o edital Unesco 914BRZ3057.
Não serão aceitos currículos enviados por e-mail ou fora do prazo estipulado. Além disso, conforme o Decreto nº 5.151/2004, é vedada a contratação de servidores ativos da Administração Pública, direta ou indireta, incluindo empregados de subsidiárias ou controladas.