Notícias
MIR e MGI promovem live pela Igualdade Racial
Reprodução/YouTube
A secretária-executiva adjunta do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Bárbara Souza, proferiu uma palestra, nesta terça-feira (18), em celebração ao Dia Nacional do Zumbi e da Consciência Negra. A iniciativa, transmitida pelo YouTube, destaca a importância de ampliar o debate sobre diversidade, equidade e direitos humanos dentro do serviço público, reforçando o compromisso com a promoção da igualdade racial.
>>Clique para assistir
O encontro, que contou com intérprete de libras, é promovido pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), integrando ações do ColaboraGOV pela Igualdade Racial. A abertura foi feira pelo diretor substituto de Gestão de Pessoas do MGI, Luiz Eduardo Conceição.
Durante a palestra, a secretária Bárbara abordou os principais marcos históricos, legais e sociais que estruturam as políticas de igualdade racial no Brasil. “A gente sabe que ainda persiste uma desigualdade muito grande e que é inclusive por causa dela que se justificam as políticas de igualdade racial”, observou.
Ao longo de sua fala, Bárbara Souza apresentou também os programas e iniciativas do MIR, como o Aquilomba Brasil, o Plano Juventude Negra Viva, o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) e as políticas voltadas a quilombolas, povos de terreiro, povos ciganos e comunidades tradicionais.
Ela enfatizou, ainda, o papel do Estado na valorização da diversidade brasileira e na construção de ambientes institucionais mais inclusivos. “Que a política de igualdade racial possa tornar cada vez mais visível essa imensa diversidade que temos no Brasil, e que isso ampare cada vez mais a nossa população”, afirmou.
O evento reforça o compromisso do Governo do Brasil em consolidar práticas antirracistas, promover ambientes de trabalho mais representativos e fortalecer uma administração pública baseada na equidade e nos direitos humanos.
O ColaboraGov – Programa do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos realizado por meio de sua Secretaria de Serviços Compartilhados, o objetivo da iniciativa é estruturar o novo modelo de compartilhamento de atividades administrativas entre 13 ministérios.
Ele garante uniformidade em padrões, tempo e transparência no atendimento, por meio de governança interministerial e operações colaborativas em gestão de pessoas, finanças, logística, TI, entre outras funções de suporte.