Notícias
MIR e Fundação BB divulgam resultado do Edital Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras
O Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Fundação Banco do Brasil divulgou na última sexta-feira (1º), o resultado do Edital Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras. Foram selecionadas 90 propostas de instituições sem fins lucrativos das cinco regiões brasileiras, com estimativa de atendimento a 11 mil participantes diretos, que serão contempladas com aporte total de até R$ 22 milhões.
Com o objetivo de selecionar projetos sociais destinados ao empoderamento socioeconômico de mulheres negras, das organizações e coletivos liderados por elas, as iniciativas selecionadas apresentaram ações que promovem a redução da desigualdade social. É uma forma de promover a inclusão socioprodutiva de mulheres quilombolas, extrativistas, agricultoras familiares, costureiras, marisqueiras, entre outras categorias de trabalho.
“Esta iniciativa atua na redução das desigualdades raciais e apoia diretamente mulheres negras empreendedoras em todo país. O recurso possibilita o crescimento dos projetos construídos por essas mulheres”, afirma Vanessa Machado, diretora substituta de Políticas de Ações Afirmativas do MIR.
Ao todo, as propostas selecionadas estão ligadas aos eixos temáticos de (1) Mulheres Negras Rurais e Urbanas - Empoderamento social, cultural e educacional, (2) Mulheres Negras Rurais - Empoderamento e empreendedorismo, e (3) Mulheres Negras Urbanas - Empoderamento e empreendedorismo.
Confira o resultado aqui.