Notícias
MIR e Enap lançam nova etapa do curso sobre direitos e políticas públicas para quilombolas, povos tradicionais, de terreiro e ciganos
O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no âmbito do programa Formação e Iniciativas Antirracistas (FIAR), recebe, até 1º de julho, inscrições de servidores públicos para o curso “Direitos e Políticas Públicas para Povos de Terreiro e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana”.
>>Clique para se inscrever
Ofertado em modalidade presencial presencial, o curso de 20 horas irá ajudar o servidor a identificar o impacto das relações entre cultura e identidade na sociedade brasileira, além de conhecer os fundamentos básicos da história e cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Brasil.
"O curso de formação de gestores representa um compromisso do Governo Federal com a qualificação da gestão pública, visando à melhoria da prestação de serviços à população, com atenção especial aos quilombolas, povos e comunidades tradicionais de terreiro e ciganos, historicamente vulnerabilizados pelo racismo institucional”, colocou a coordenadora-geral de Políticas para Comunidades Tradicionais, Eloá Moraes.
Além disso, o cursista passará a ter a habilidade de compor uma visão crítica e integrada sobre a relação entre tradições de matriz africana, luta política e sociedade a partir da análise de experiências. Com isso, espera-se que o servidor possa aperfeiçoar o atendimento a povos de terreiro e comunidades tradicionais de matriz africana.
Outros tópicos que serão abordados são arcabouço legal que subsidia o direito de povos e comunidades tradicionais de matriz africana e esses povos como espaços de construção de resistências a múltiplos processos opressivos constituídos na modernidade.