Notícias
MIR discute temas em comum com Comissaria Europeia e Ministério da Igualdade da Espanha
Foto: Thayane Alves
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), a ministra da Igualdade da Espanha, Ana Redondo, para uma conversa de aproximação entre as duas instituições. Mais cedo, a ministra também recebeu a Comissária Europeia para a Igualdade.
Em ambos os encontros as autoridades abordaram temas de interesse das instituições, como a violência contra mulheres, especialmente as negras, combate ao racismo e a continuidade do trabalho previsto no Memorando de Entendimento assinado em maio de 2023, onde os governos do Brasil e Espanha firmaram as tratativas e a assinatura de acordos bilaterais de combate ao racismo, à xenofobia e formas correlatas de discriminação.
Dentre os destaques do encontro com a ministra da Igualdade da Espanha, estão campanhas de conscientização sobre o racismo, estimulando denúncias, uma vez que o crime é subnotificado nos dois países. Os dois órgãos se comprometeram a fazer uma campanha visual que estimule as denúncias. O Brasil deve compartilhar ainda, em formato de seminário, os avanços da legislação brasileira sobre o racismo.
O combate à violência institucional e política também esteve presente na conversa. "Precisamos pensar um movimento global que proteja de fato e combata a violência contra as mulheres, em especial as mulheres negras, principais vítimas", disse a ministra Anielle. "Não há fórmula, precisamos tratar disso pouco a pouco", acrescentou a ministra Ana.
Iniciativas como o projeto das cozinhas solidárias, que combatem à fome e à insegurança alimentar, e as ações de titulação de terras quilombolas também foram apresentadas à comitiva espanhola. "Ficamos admirados com a força dos moradores, em especial das mulheres, e sua relação com o pertencimento à terra", disse a ministra espanhola.
Participaram, além das duas ministras, a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacio; a diretora do Instituto das Mulheres da Espanha, Cristina Hernández; a subdiretora Geral de Relações Internacionais do Ministério da Igualdade da Espanha, Marta Panera; o ministro Conselheiro da Embaixada da Espanha no Brasil, José Stemman; a chefe da Assessoria Especial do MIR, Rachel Barros; a assessora especial, Josiara Barbosa; e a assessora internacional, Maria Angélica Iguaracema.
Comissaria Europeia - No encontro com a Comissaria Europeia, representada pela comissaria Europeia para a Igualdade, Helena Dalli, e a embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, houve a apresentação de dados políticas especificas para povos ciganos, além do panorama sobre o plano de ação contra o racismo no Brasil e o Guia Eleitoral para Candidaturas Femininas e Negras, com a intenção de pensar parcerias para a realização de trabalhos conjuntos.