Notícias
MIR capacita gestores para implementação do PJNV
Foto: Caetano Manenti/MIR
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) realizou, nesta quinta-feira (9) o primeiro da série de três encontros de Capacitação de Gestores para Implementação do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Realizado de forma virtual, o momento contou com a participação dos secretários de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do MIR, Tiago Santana e Nacional de Juventude, Ronald Sorriso; e dos diretores de Políticas de Combate e Superação do Racismo do MIR, Nonato Nascimento, e Diretor de Articulação e Fomento de Programas e Projetos de Juventude Guilherme Barbosa, da Secretaria Nacional de Juventude.
No primeiro encontro, participaram 26 gestores, de dez estados, que conheceram os fundamentos, objetivos estratégicos e indicadores de monitoramento do PJNV, além de seus eixos. A metodologia proposta se adequa e respeita as especificidades de estados e municípios para maior aderência às atribuições locais de cada um.
“Essa iniciativa é essencial para construir processos que fortaleçam e articulem, em âmbito nacional, as ações do PJNV”, colocou o secretário Tiago Santana. Ele explica que o objetivo é a consolidação de uma rede de gestores comprometida com o desenvolvimento de processos de aprendizagem e práticas pedagógicas voltadas à construção de indicadores que reflitam a realidade das juventudes negras. “A partir dessa articulação será possível a formulação de políticas públicas com diagnósticos e monitoramento capazes de gerar novos dados, conhecimentos e reflexões, contribuindo para a criação de ações que atendam às expectativas das juventudes negras, vivas e presentes em seus territórios”, completou.
Foi detalhado, ainda, o Selo UNFPA/MIR Juventude Negra Viva, que é uma iniciativa de reconhecimento público e incentivo destinada a estados e municípios que demonstram compromisso efetivo com a implementação do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). O selo fortalece a institucionalidade das políticas de igualdade racial, ampliando a proteção social e promovendo direitos e oportunidades para a juventude negra brasileira.
“O encontro com os gestores foi de extrema relevância para uma compreensão ampliada dos impactos do PJNV na vida das juventudes negras e nas diversas possibilidades de potencializar os impactos das políticas públicas”, colocou o diretor Nonato. Para ele, a oportunidade “altera rumos de governança, possibilitando redes de conhecimento, pensamento e memórias em torno do compromisso para a defesa de vidas, dos territórios e da continuidade da população negra.”
Após a formação, haverá a sistematização das práticas dos entes federativos, com destaque para criação dos Comitês Gestores Locais e elaboração dos Planos Executivos. Também estão previstos o monitoramento e avaliação contínuos e participativos para assegurar qualidade técnica, pertinência social e efetividade dos conteúdos vistos nos encontros.
Estratégia continuada – A capacitação reflete o compromisso do Governo do Brasil em fortalecer as capacidades institucionais e técnicas dos entes federativos para uma efetiva implementação do Plano.
O processo é instrumento de mobilização e engajamento que busca consolidar práticas de governança intersetorial, estimular a criação de instâncias locais de gestão e apoiar a elaboração de planos executivos voltados à valorização da vida da juventude negra.
Há previsão de mais dois encontros com os gestores até o fim de novembro: no dia 30 de outubro, sobre aspectos gerais e práticos da função do Comitê Gestor Local; e no dia 7 de novembro, para apresentação e elaboração do Plano Executivos para orientar a implementação do PJNV nos territórios.