Notícias
MIR amplia diálogo sobre políticas de igualdade racial na Caravana Federativa em Belo Horizonte
Foto: Thaylyson Santos/MIR
Representantes do Ministério da Igualdade Racial (MIR) levaram informações sobre políticas públicas de promoção da Igualdade Racial à Caravana Federativa, em Belo Horizonte (MG), nestas quinta e sexta-feiras (11 e 12).
Equipes das Secretarias de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Senapir) e de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ); do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR); da Assessoria de Participação Social e Diversidade (Aspadi); da Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares (Aspar); e da Ouvidoria levaram atendimento, escuta qualificada e orientações técnicas a gestores municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.
Durante a ação, as equipes atenderam demandas relacionadas ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV), Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), estratégias de fortalecimento da organização social negra e pedidos de ampliação da presença do MIR nos territórios – entendida pelos participantes como fundamental para ampliar o engajamento popular e a cooperação entre os entes federados.
Para Dandara Cristina, coordenadora de Qualificação de Atendimento da Ouvidoria do MIR, a participação do Ministério tem papel estratégico. “A Caravana Federativa é crucial para fortalecer o diálogo entre os entes federativos e sociedade civil. O evento dá visibilidade às políticas públicas do Ministério nos territórios e nos permite identificar novas demandas que orientam a construção de programas futuros", afirmou.
Já a coordenadora-geral de Relações Institucionais do MIR, Janaína Fernandes, destacou que a maior parte das dúvidas esteve relacionada à adesão ao Sinapir, à regularização de terras quilombolas e às ações afirmativas. “Os gestores querem entender como iniciar diálogo com territórios quilombolas. Também recebemos muitas perguntas sobre ações afirmativas, o que demonstra o interesse crescente pela implementação dessas políticas”, avaliou.
Na manhã desta sexta-feira (12) a equipe da Senapir ministrou a oficina “Monitoramento, Avaliação e Gestão da Informação”. Dentre os destaques da apresentação, estão iniciativas como o Formação e Iniciativas Antirracistas (FIAR), o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 18, o HUB da Igualdade Racial, o Painel Sinapir e o InfoGov. Também foi abordada a oferta de cursos de formação em parceria com a Enap, como Letramento Racial Aplicado ao Setor Público, Marcos Legais Antirracistas e Ouvidorias Antirracistas.
Em seu estande, o Ministério disponibilizou as Cartilhas do PJNV, da Ouvidoria e do CNPIR, além do Manual de Captação de Emendas Parlamentares do MIR e dos Cubos do ODS 18, material que tem despertado crescente interesse entre os gestores.
O evento contou ainda com estandes da Secretaria-Geral da Presidência, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Relações Institucionais e demais ministérios, além de instituições como Caixa; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Correios; Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) e Associação Mineira de Municípios.
Participação do público – Gestores municipais, vereadores e sociedade civil buscaram orientações sobre políticas, diagnósticos e ações para fortalecimento institucional em seus territórios. A iniciativa de aproximação com a sociedade foi aprovada pelo público.
"Gostei muito da ideia da caravana federativa. Volto para minha cidade cheia de esperança, de informações e eu acho que isso tem que acontecer mais vezes porque a gente fica mais próximo dos ministérios. Esse contato é produtivo, interessante e importante”, colocou a vereadora de Salto da Divisa, Ana Cristina Silva (PT-MG).
O secretário de Habitação, Promoção e Assistência Social de Carmo da Cachoeira, André Luis da Cruz, destacou o impacto da Caravana para pequenos municípios. “Estarmos aqui nesse movimento faz com que possamos enxergar a riqueza cultural e educacional do nosso país. Isso torna possível sonhar com melhorias onde moramos. Na questão racial, muitas pessoas ainda não têm consciência do quanto podem fazer para transformar suas comunidades", ponderou.