Notícias
Ministra participa do anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras ao lado do presidente Lula
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, esteve ao lado do presidente Lula durante o anúncio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras. A cerimônia, que marca a retomada a indústria naval e offshore brasileira, com anúncios de licitação de oito navios gaseiros e planos para reaproveitar plataformas, aconteceu em Angra dos Reis nesta segunda-feira (17).
“Vamos colocar as coisas nacionais fabricadas pelas nossas empresas nos nossos navios, nas nossas plataformas, nas nossas refinarias. Essa é uma missão que vamos cumprir a cada dia. Temos que ter consciência que um país só será soberano quando tiver orgulho não só do país, mas daquilo que faz e acredita”, disse o presidente Lula.
“Os investimentos trazidos hoje na cerimônia, em especial a previsão de US$111 bilhões no quinquênio 2025-2029, mostram que estamos no rumo certo para retomada da indústria naval e da criação de oportunidades de negócios e empregos para o país”, celebrou a ministra Anielle.
Além da ministra, estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho; da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira; a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard; o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci; e outras autoridades.
Por meio do Programa de Renovação da Frota Naval do Sistema Petrobras, o governo federal irá fomentar novas oportunidades no setor. Com o anúncio de hoje, a estatal irá adquirir cinco navios gaseiros do tipo pressurizado para transporte de gás liquefeito de petróleo (GLP) e três navios do tipo semirrefrigerado capazes de transportar GLP e amônia.
Dos navios pressurizados, três terão capacidade de transportar sete milhões de litros e dois, 14 milhões de litros. Os semirrefrigerados podem transportar 10 milhões de litros. Com essa contratação, a frota de navios gaseiros da Transpetro passará de seis para 14, ampliando a capacidade de transporte de 36 milhões para até 108 milhões de litros
“A Petrobras é, e no que depender de nós, sempre será, uma empresa do Brasil e dos brasileiros. E é por isso que nós sempre repetimos que o Brasil é a nossa energia”, finalizou a presidenta da Petrobras.
*Com informações da Agência Brasil