Notícias
Ministra Anielle Franco recebe medalha Dona Ivone Lara
Foto: Gabrielle Paju/MIR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, recebeu, na última terça-feira (9), a medalha Dona Ivone Lara, concedida pelo Instituto Dona Ivone de Lara. A honraria é um símbolo de resistência cultural que celebra o protagonismo das mulheres negras no samba e em outras áreas da cultura.
O ato de condecoração, que aconteceu no Rio, foi conduzido pela família da saudosa sambista, que recebeu a gestora do Ministério da Igualdade Racial (MIR) para uma conversa sobre a vida e a cinebiografia da artista, produzida por Flávio Helder. "Esse momento singular é uma oportunidade para relembrar a memória e o legado de Dona Ivone Lara, que deixou contribuições para além do samba brasileiro", disse a ministra.
Dona Ivone Lara (1921-2018) é considerada pioneira e rainha do samba no Brasil. Foi uma das primeiras compositoras, cantoras e instrumentalista a conquistar um espaço neste universo, que outrora foi predominantemente masculino.
Reconhecendo a relevância e o legado de Ivone Lara para a cultura brasileira, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou – por meio da Lei n° 14.834/24 – a criação do Dia Nacional da Mulher Sambista. A data, celebrada em 13 de abril, tem como objetivo dar visibilidade e valorizar a contribuição das mulheres no samba.