Notícias
Ministra Anielle Franco participa do lançamento do Aqui é Brasil, programa de acolhimento a repatriados
Foto: Roberta Aline/MDS
Nesta quarta-feira (6), a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou da cerimônia de lançamento do Aqui é Brasil – programa de acolhimento humanitário aos repatriados e deportados – no Espaço Cultural da Anatel, em Brasília. Coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), a iniciativa do governo visa acolher, proteger e integrar cidadãos repatriados, oferecendo atendimento psicossocial, assistência em saúde, abrigo, alimentação, transporte e regularização documental, desde o desembarque até a reintegração.
Em sua fala, a ministra da Igualdade Racial (MIR) destacou a importância de ter um governo humanizado e sensível à escuta, o que a fez relembrar a época em que trabalhou como tradutora de imigração no Texas, nos Estados Unidos. “Por falar português, ouvi muitos depoimentos de pessoas que largaram tudo para ir atrás de seus sonhos. Estar aqui hoje me fez lembrar o quanto é necessário ter pessoas que atuem de forma humanizada, seja qual for o lugar ou função”, disse Anielle Franco.
Para a ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, o programa representa importantes avanços. "É resultado de anos de luta por políticas voltadas à dignidade das pessoas que nasceram ou que chegaram até aqui, direito garantido pela Constituição de 1988 e por convenções internacionais de direitos humanos das quais o Brasil é signatário", disse a ministra.
Aqui é Brasil – é um programa criado em articulação com os Ministérios das Relações Exteriores (MRE), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), da Saúde (MS) e da Justiça e Segurança Pública (MJ); governos estaduais; Polícia Federal (PF); Defensoria Pública da União (DPU); e organismos internacionais, como a Organização Internacional para as Migrações (OIM).