Notícias
Ministra Anielle Franco participa do lançamento da campanha Feminicídio Zero na Sapucaí
Foto: Andressa Almeida/MIR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, nesta sexta-feira (7) do lançamento da campanha Feminicídio Zero na Sapucaí. O evento, que aconteceu na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, é parte de uma mobilização nacional permanente do Ministério das Mulheres.
“Esse tema mexe especialmente com nós, mulheres negras, maioria das trabalhadoras do carnaval e que, como mostrado pelos números, somos as mais vulneráveis à violência”, afirmou a ministra Anielle. “Por isso é muito importante que estejamos todas reunidas aqui, lançando essa campanha fundamental e permanente. Não vamos aceitar nenhuma vida a menos”, acrescentou.
Estiveram presentes ainda a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves; e da Saúde, Nísia Trindade; além do presidente da Embratur, Marcelo Freixo; do presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira; da secretária de Políticas para as Mulheres da capital, Joyce Trindade; da secretária de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, Heloísa Aguiar; da representante da ONU Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino; e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Gabriel David.
A campanha – No período do Carnaval, peças da campanha “Feminicídio Zero - Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada” serão expostas em diversos espaços do Sambódromo da Sapucaí, com painéis, faixa na avenida carregada por mulheres, adesivos nas portas dos banheiros e distribuição de materiais gráficos.
As mensagens da campanha lembram que o Carnaval é um momento de festejar, livre de assédio, e que enfrentar e interromper a violência contra a mulher é papel também dos homens. Outro destaque da campanha é reforçar, em todas as peças, a divulgação da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, disponível também no WhastApp (61) 9610-0180.