Notícias
Ministra Anielle Franco participa da abertura da Cúpula Brasil-Caribe ao lado do presidente Lula
Foto: Jhon Braga/Ascom MGI
A ministra Anielle Franco participou, nesta sexta-feira (13), ao lado do presidente Lula e de ministros e ministras do governo, da abertura da Cúpula Brasil-Caribe, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A cúpula reúne os 15 membros da Comunidade do Caribe (Caricom), além de Cuba e República Dominicana.
Região de importância crescente para a política externa brasileira, tanto no âmbito bilateral quanto multilateral, os países do Caribe compartilham com o Brasil desafios e prioridades em áreas como segurança alimentar, meio ambiente, energia e desenvolvimento sustentável. Por isso, a Cúpula dará também tratamento prioritário à melhora da conectividade entre Brasil e Caribe, envolvendo áreas como infraestrutura viária, conexão aérea e comunicações, com o propósito de favorecer as relações econômicas e culturais.
“Em um cenário de acirramento de disputas geopolíticas, a aproximação entre o Brasil e o Caribe reafirma nossa busca por autonomia frente a velhas e novas hegemonias”, disse o presidente Lula.
O evento marcou a retomada da aproximação entre o Brasil e Caribe. Na área do clima os países têm a intenção de explorar paralelamente as possibilidades de coordenação de transição energética e da gestão de riscos e desastres.
Outro tema de destaque é a segurança alimentar e nutricional, com vistas a promover a complementaridade e a cooperação entre o Brasil e os países da região.
“Essa aproximação é fundamental para reforçar o protagonismo cooperativo do Brasil com as nações da América Latina e Caribe”, colocou a ministra Anielle Franco.
O encontro insere-se no processo de retomada da aproximação entre o Brasil e Caribe iniciado durante o primeiro mandato do presidente Lula. Sua realização reflete a prioridade atribuída pelo Brasil às relações com seu entorno latino-americano, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.
Lembrando a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada durante a presidência brasileira do G20, o presidente Lula anunciou que o Haiti foi selecionado como um dos países que irá receber os primeiros projetos. A fala se inseriu no contexto de que situação do Haiti será ainda objeto de discussão e particular atenção no âmbito do encontro, sobretudo com respeito às questões securitária, alimentar e de desenvolvimento.