Notícias
Ministra Anielle Franco participa da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS)
Foto: Flickr Planalto
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, participou nessa terça-feira (5) ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da abertura da 5ª Reunião Plenária do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Na ocasião, o presidente Lula destacou os avanços sociais e econômicos do Brasil, reafirmou o compromisso do Governo Federal com a soberania nacional, a democracia e o bem-estar do povo brasileiro. E celebrou ainda conquistas recentes, como a saída do Brasil do Mapa da Fome, a redução histórica da extrema pobreza e do desemprego, o crescimento econômico e os investimentos recordes em infraestrutura, saúde, educação e agricultura.
Lula também destacou o papel do Conselhão como símbolo da diversidade e da construção coletiva do desenvolvimento nacional. “Este Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável é a cara do Brasil que constrói a nossa prosperidade. A prosperidade verdadeira só existe se for compartilhada e só se fará com ampla e efetiva participação de organizações da sociedade civil”, disse Lula.
Já a ministra Anielle Franco, destaca que o CDESS é um importante espaço de diálogo com a sociedade civil, que viabiliza a construção de estudos e recomendações sobre políticas públicas de desenvolvimento do Brasil. “O caráter consultivo do Conselhão, permite promover melhorias na qualidade de vida da população, sobretudo na consolidação do Pacto da Igualdade Racial e o fomento da igualdade racial no país”, declara.
Agenda do dia – A programação do evento contou ainda com a cerimônia de posse da nova composição do colegiado, que será responsável por assessorar o presidente da República em questões de interesse nacional nos próximos dois anos.
Houve painéis e mesas temáticas com a participação de outras autoridades e conselheiros, para debater caminhos convergentes para o desenvolvimento econômico, social e sustentável do país. Os painéis foram ministrados pela primeira-dama Janja; pelos ministros Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação da Presidência); Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima); Sônia Guajajara (Povos Indígenas); Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência); Jorge Messias (Advocacia-Geral da União); Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos); Luiz Marinho (Trabalho e Emprego); Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações); Márcia Lopes (Mulheres); Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania); Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social); Magda Chambriard presidenta da Petrobras; embaixador André Corrêa do Lago, entre outras autoridades.
O evento contou também com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos trabalhos dos conselheiros e assinados decretos, sanções e acordos de cooperação de propostas geradas no âmbito do Conselhão.
CDESS – Popularmente conhecido como "Conselhão", o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável é um importante órgão de assessoria ao governo federal.
O órgão, composto por representantes da sociedade civil, é responsável pelo assessoramento do presidente da República na formulação de políticas públicas e diretrizes de governo.
O grupo auxilia a Presidência a formular projetos, diretrizes e formular leis referentes ao desenvolvimento econômico.