Notícias
Ministra Anielle Franco participa, ao lado do presidente Lula, de recepção do presidente da Nigéria, Bola Tinubu
Foto: Ricardo Stuckert/PR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de recepção do presidente da República Federal da Nigéria, Bola Tinubu, nesta segunda-feira (25), ao lado de outros ministros do Governo Federal e autoridades nigerianas. A visita de Estado foi marcada por uma série de assinaturas de atos bilaterais no Palácio do Planalto.
No momento solene, a ministra Anielle Franco destacou a importância de solidificar a relação comercial com a Nigéria. "As duas nações nutrem uma boa amizade. Então, devemos fortalecer essa parceria que pode render grandes frutos, considerando o atual contexto econômico global”, enfatizou.
Como parte da programação oficial, o dirigente nigeriano participou de conversa privada com o presidente Lula e de uma reunião ampliada com membros do governo brasileiro. Posteriormente, Lula e Bola Tinubu assinaram atos bilaterais no âmbito de serviços aéreos; cooperação diplomática e consultas políticas; ciência, tecnologia e inovação e cooperação financeira.
“São muitas as possibilidades de sinergia entre os dois maiores países de população negra do mundo”, disse Lula ao receber presidente da Nigéria
Relação bilateral – Um dos acordos feitos nesta segunda-feira diz respeito à colaboração no setor de aviação. A partir da assinatura será possível estabelecer e explorar serviços aéreos entre os territórios, além de contribuir com o desenvolvimento da aviação civil internacional. Lula anunciou o início de um voo direto entre Lagos e São Paulo, a ser operado pela companhia Air Peace.
"O Brasil tem noção do significado da nossa história, da nossa cultura, da nossa cor com 350 anos de escravidão a que o povo africano foi submetido aqui. A única forma de pagar essa dívida não pode ser em dinheiro, mas em solidariedade, em alinhamento político, econômico e cultural. O Brasil tem que ajudar a África transferindo tecnologia e conhecimento”, afirmou o presidente Lula.
Cooperação – A visita oficial do presidente Bola Tinubu é um esforço do Governo Federal brasileiro para ampliar a corrente comercial com a Nigéria, que possui vínculos históricos e culturais com o Brasil.
Neste ano, celebram-se 65 anos de relacionamento bilateral com o país da África Ocidental, que tem a maior economia e população do continente. Em 2024, a troca comercial entre a Nigéria e o Brasil rendeu US$ 2 bilhões.