Notícias
Ministra Anielle Franco fala no Festival Mulheres do Mundo
Foto: Caetano Manenti/MIR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, participou, na última sexta-feira (24), do Festival Mulheres do Mundo (WOW – Women of the World, no original em inglês), no Rio de Janeiro (RJ). Ao lado da ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, e da artista plástica Clarisse Taulewali da Silva, a gestora falou na mesa “Reparação é justiça social para todas as mulheres”, mediada pela professora Cristiane Brandão.
Realizado a cada dois anos, o evento – que busca impulsionar ações de transformação e equidade de gênero em seus territórios – aconteceu no Complexo das Favelas da Maré.
“Foi o território que me deu minha consciência política, o território onde nasci. Nosso corpo também é nosso território, representa o lugar onde nascemos, crescemos, nos criamos e que nos traz consciência política”, contou a ministra.
A ministra lembrou, em sua fala, a realidade de milhares de mães negras que precisam deixar os filhos em casa para trabalhar. “Minha mãe precisava nos deixar e pedir à vizinha para ficar de olho na gente, assim como nós olhávamos minha sobrinha para a minha irmã trabalhar. Também é isso que nos dá força para estar num espaço como esse dialogando e aqui permanecer”, acrescentou.
Durante a mesa, Anielle Franco também compartilhou algumas das iniciativas de reparação articuladas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR), como a aprovação da Lei de Cotas no Serviço Público e o trabalho sobre o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial, que está tramitando na Câmara dos Deputados como PEC 27/2024.
Festival Mulheres do Mundo – A edição 2025 parte de três eixos: Desafios Climáticos: Campo, Cidade, Território e Floresta; Enfrentamento às Desigualdades Econômicas, Sociais e de Poder; e Justiça Reprodutiva e o Bem Viver.
O Festival leva para o território de cerca de 140 mil pessoas, diálogo, artes, cultura e empreendedorismo, sendo também uma oportunidade de construção de redes de contatos entre mulheres.
O WOW vai até 26 de outubro e tem entrada franca.