Notícias
Ministério da Igualdade Racial reconhece Mãe Stella de Oxóssi como Promotora da Igualdade Racial
Foto: Andressa Almeida/MIR
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) entregou, nesta segunda-feira (9), o título honorífico de "Promotora da Igualdade Racial" à Mãe Stella de Oxóssi. Primeira homenageada pelo Ministério, a placa que a homenageia e o título que recebe foram entregues ao terreiro do qual foi líder espiritual, o Ilê Axé Opó Afonjá.
A cerimônia contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle, Franco; do secretário de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Ciganos, Ronaldo dos Santos; do secretário de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior; Tiago Santana, secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo da diretora das Políticas Públicas para os Povos Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro, Luzi Borges; da secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Angela Guimarães; da secretária Municipal da Reparação, Isaura Neta; e dos regentes da Casa, Mãe Ana de Xangô e Ogã Touloudè.
Mãe Stella de Oxóssi foi agraciada com o título honorífico "Promotora da Igualdade Racial", em reconhecimento por sua liderança política, sabedoria ancestral e valorização das tradições afro-brasileiras. A homenagem consagra sua contribuição histórica à luta contra o racismo e à defesa dos direitos da população negra no Brasil.
“É uma honra homenagear mãe Stella de Oxóssi, no seu terreiro, reconhecendo toda sua contribuição para a promoção da igualdade racial, a preservação da nossa ancestralidade negra”, comentou a ministra Anielle Franco.
História – Quinta Yalorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, Mãe Stella de Oxóssi foi autora de diversos livros sobre religião e cultura afro-brasileira. Iniciada aos 14 anos, viveu 80 dentro da casa que liderou por mais de quarenta anos. Enfermeira, exerceu a profissão por mais de 30 anos.
Ela recebeu, ainda, o título de doutora honoris causa da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Lutou pela preservação da cultura negra, sendo contrária ao sincretismo religioso.
Homenagens – Mãe Stella de Oxóssi é a primeira homenageada pelo Ministério, que tem três categorias de homenagem: reconhecimento na defesa dos direitos da população negra, povos e comunidades tradicionais de matriz africana, povos de terreiros e ciganos, com impacto positivo, concreto ou simbólico, para a equidade racial; contribuição relevante na promoção da igualdade racial; ou no combate ao racismo no Brasil, em âmbito local, regional ou nacional.