Notícias
Ministério da Igualdade Racial participa de Caravana em Itabuna com foco nos direitos dos povos de terreiro
Foto: Divulgação
O Ministério da Igualdade Racial participou, nos dias 4 e 5 de abril, da 12ª edição da Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro da Bahia, realizada no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna (BA). Representando a pasta, a diretora de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro, Luzi Borges, participou da mesa de abertura e integrou um painel, onde discutiu os impactos do racismo na educação, saúde e meio ambiente, além de políticas públicas voltadas a essas comunidades.
Em sua fala, a diretora Luzi destacou a necessidade de construir políticas públicas com participação direta dos Povos de Terreiro. “O Ministério da Igualdade Racial está comprometido em construir políticas públicas com os povos de terreiro, e não apenas para eles. A Caravana é uma oportunidade concreta de escuta, reconhecimento e valorização dos territórios ancestrais negros”, afirmou.
O evento reuniu lideranças religiosas, representantes de movimentos sociais, autoridades públicas e membros da sociedade civil. A programação incluiu, ainda, rodas de conversa, palestras, apresentações culturais, atendimentos institucionais e espaços de escuta para as demandas das comunidades locais.
A edição em Itabuna também marcou os 10 anos do Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana do município, referência na articulação local em defesa dos direitos dessas populações.
Ação itinerante -- A Caravana de Educação em Direitos dos Povos de Terreiro é uma promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) do Governo da Bahia. A iniciativa conta com apoio da Defensoria Pública do Estado, Defensoria Pública da União, Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo da Bahia, Secretaria Municipal de Cultura de Itabuna, entre outros parceiros.