Notícias
Ministério da Igualdade Racial participa da Conferência “Combate ao Racismo e à Violência nas Escolas” em Porto Alegre
Foto: Vitória Cabreira
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), por meio da Secretária de Políticas Públicas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo (Separ) participou, na última sexta-feira (31), da Conferência Combate ao Racismo e à Violência nas Escolas, em Porto Alegre (RS). O objetivo foi apresentar o material construído durante o projeto sobre conscientização de estudantes de escolas públicas da região com iniciativa de combate à violência e ao racismo nas escolas.
Executado pela União Metropolitana dos Estudantes Secundários de Porto Alegre (Umespa), o projeto foi viabilizado por meio de emenda parlamentar de autoria da deputada Daiana Santos (PCdoB-RS). A Conferência Final apresentou um levantamento das ações do projeto desenvolvidas desde março de 2025 e contou com a presença de estudantes, professores e diretores com a intenção de ouvir e reunir as propostas que foram apresentadas pelos jovens.
Durante os encontros realizados nas escolas, foi apresentada a cartilha “Identidade, Diálogos e Reflexões sobre o Preconceito e a Violência”, um material educativo que destacou a importância da empatia, do respeito e da ação coletiva na transformação das relações escolares. Ao todo, cerca de cem debates foram promovidos em instituições públicas da região metropolitana de Porto Alegre, fortalecendo o diálogo e a conscientização entre estudantes e educadores.
A Conferência – Com a presença de 300 pessoas, entre estudantes, lideranças estudantis, professores, gestores escolares e convidados ligados à pauta da juventude e da igualdade racial, o encontro consolidou um espaço de escuta e construção coletiva. As discussões abordaram os temas: estratégias de enfrentamento ao racismo e a necessidade de fortalecer uma educação antirracista, plural e acolhedor; os avanços e as perspectivas das políticas públicas para negritude; bem como próximos passos e desafios da questão.
A coordenadora-geral de Políticas para Juventude Negra, Florence Marcolino, que representou o MIR na Conferência, destacou que o encontro foi uma oportunidade valiosa para se aproximar da juventude conversar sobre políticas públicas.
“Espaços como esse são fundamentais, pois permitem o diálogo direto com quem atua nos territórios, desenvolvendo estratégias concretas de enfrentamento ao racismo por meio de ações políticas, como a educação antirracista”, pontuou.
O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) – maior pacote políticas públicas voltadas para a juventude do país – foi colocado como pauta central. Florence reforçou que estamos em um momento estratégico para o Plano, que visa consolidar uma rede articulada do PJNV em todos os cantos do Brasil. “As construções de estratégias de enfrentamento ao Combate do Racismo, são pautas inegociáveis”, defendeu.
Ao final do encontro, foi elaborado um documento com propostas e recomendações dos estudantes, que será encaminhado ao Governo do Brasil e a órgãos públicos estaduais e municipais. O objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas voltadas à igualdade racial e à educação antirracista no país.