Notícias
Ministério da Igualdade Racial e Fundo de População das Nações Unidas lançam edital para seleção de consultores de articulação para o PJNV
Foto: DC Studio/Freepik
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE), lançou, nesta quinta-feira (2), um edital para a contratação de consultorias de articulação técnica nos estados e no Distrito Federal no âmbito do Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
A iniciativa integra o Projeto de Cooperação Técnica Internacional “Fortalecimento e Disseminação do Plano Juventude Negra Viva (PJNV): Estratégias de Territorialização, Monitoramento e Difusão de Boas Práticas”.
O edital busca ampliar a capilaridade nacional do PJNV e fortalecer a adesão de estados e municípios, assegurando que o direito à vida da juventude negra seja garantido em todas as regiões do país. Ao promover a territorialização do Plano, as consultorias contribuirão para consolidar políticas públicas consistentes e sustentáveis, em diálogo permanente com a sociedade civil e as juventudes.
>> Formulário de candidatura
“A atuação de consultores de mobilização do Plano Juventude Negra Viva representa o compromisso de olhar para cada território em sua singularidade”, afirmou o secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana. Ele reforça que a prioridade do Plano é estar na ponta, dialogando com as juventudes negras em suas comunidades e construindo, a partir desse olhar territorial, políticas que façam diferença real no cotidiano e garantam o bem-viver dos jovens. “O PJNV é também um pacto entre governo e sociedade civil e ele precisa se fazer presente na vida das juventudes negras onde elas estão”, completou.
Os consultores selecionados serão distribuídos nos estados e no Distrito Federal e trabalharão em articulação direta com as equipes do MIR e do UNFPA durante 11 meses.
Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo e experiência comprovada em mobilização comunitária com atuação em movimentos sociais, coletivos de juventude, organizações da sociedade civil ou políticas públicas relacionadas à igualdade racial, enfrentamento ao racismo e promoção dos direitos humanos.
O prazo para inscrição se encerra às 23h59 do dia 12 de outubro. Para mais informações confira o Termo de Referência.