Notícias
Ministério da Igualdade Racial acolhe a população do Rio de Janeiro
Foto: Tânia Rego/EBC
As ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, ao lado de representantes dos ministérios da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e da Saúde, compõem a segunda comitiva governamental para o estado do Rio de Janeiro com o objetivo de acolher a população após a operação policial que resultou em mais de 100 mortes, comércio e serviços públicos desassistidos.
Com uma agenda de escuta e acolhimento à população, a comitiva irá fazer uma vistoria no IML e participará de Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
A visita da ministra Anielle tem como objetivo reafirmar o compromisso do Ministério da Igualdade Racial com a defesa da vida e com o enfrentamento às desigualdades e ao racismo que impactam de forma desproporcional as populações negras, periféricas e faveladas.
“Temos um compromisso com a dignidade do povo negro brasileiro e a população de favela. Precisamos garantir que as pessoas que vivem em favelas e periferias tenham dignidade e não sejam vítimas recorrentes de ações de violência do Estado”, afirma a ministra Anielle Franco.
Desde a terça-feira (28), quando foi deflagrada a operação que deixou mais de 100 pessoas mortas, o Ministério da Igualdade Racial tem articulado, ao lado de outras pastas, medidas de prevenção à letalidade policial, apoio à população de favelas e fortalecimento das políticas de igualdade racial e segurança cidadã.
A presença da ministra Anielle Franco no Rio de Janeiro reforça a mensagem de que o Governo do Brasil não se omite diante da dor das favelas e que a promoção da igualdade racial passa, necessariamente, pela garantia do direito à vida e à cidadania para todas e todos.