Notícias
Mapa do Brasil pela Igualdade Racial passa de 300 ações cadastradas
Com o tema “Justiça Climática, Território e Dignidade”, o mapa do Brasil pela Igualdade Racial ultrapassou, no Dia de Zumbi e da Consciência Negra, no último dia 20 de novembro, 300 ações cadastradas. A ferramenta permite que órgãos governamentais e Organizações Não-Governamentais, sociedade civil organizada e coletivos acrescentem eventos celebrando a data.
“O mapa mostra que a construção de um Brasil justo e digno, comprometido com a igualdade é feito por muitas mãos e tem espaço no Governo do Brasil”, colocou a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se referindo ao espaço governamental disponibilizado de maneira aberta e democrática.
Para cadastrar uma iniciativa, é necessário informar o nome da ação, indicar a pessoa que está responsável por ela, dizer se é vinculada a instituição governamental ou não e acrescentar dados como Unidade Federativa, endereço, data, horário e local. Também é preciso descrever brevemente o objetivo, justificativa, público-alvo, inscrições e outros itens que a organização considerar pertinente, bem como preferencialmente inserir um link com detalhes da iniciativa. Além disso, é preciso dar consentimento para uso dos dados fornecidos, como o contato da pessoa que pode dar informações complementares sobre a ação.
Mapa – Esse é o terceiro ano em que a iniciativa do Mapa das Ações do Brasil pela Igualdade Racial está no ar. A temática de 2025 faz menção ao enfrentamento do racismo ambiental, que atinge especialmente pessoas negras e periféricas.
Na plataforma, é possível encontrar ações e projetos sem fins lucrativos de diversas esferas da sociedade, incluindo os três âmbitos de governo e os três poderes, além da sociedade civil organizada.
Toda pessoa que esteja organizando um evento sobre a temática da promoção da igualdade racial no mês de novembro de 2025, está convidada a cadastrá-la, basta ter um dispositivo conectado à internet.