Notícias
Luiza Bairros é tema de exposição patrocinada pelo MIR
O Ministério da Igualdade Racial (MIR), em parceria com a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), inaugura, nesta segunda-feira (24), na sede da Fundação, em Brasília (DF), às 16h30, a mostra “Luiza Bairros: Lentes e Voz”. A entrada é gratuita e a classificação indicativa é livre.
Com curadoria de Martha Rosa Queiroz, a exposição destaca registros fotográficos, trechos de discurso e documentos raros, que demonstram a força e a influência da ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) no enfrentamento ao racismo e formulação de políticas públicas voltadas para a população negra.
Durante a cerimônia de abertura, integraram a mesa a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ministra da Cultura, Margareth Menezes, secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana entre outras autoridades.
Foram quase R$300 mil investidos pelo MIR para que o reconhecimento da atuação de Luiza Bairros pudesse ser levado a mais pessoas, uma vez que o Ministério da Igualdade Racial representa a continuidade das políticas públicas nas quais a ex-ministra atuou.
Ao resgatar e perpetuar – por meio imagético e audiovisual – sua contribuição fundamental para o debate e a implementação de políticas públicas focadas na superação do racismo e sexismo, “Luiza Bairros: Lentes e Voz” permite uma imersão na trajetória de uma mulher que dedicou sua vida à defesa dos direitos da população negra e das mulheres
Organizada em 11 módulos, a exposição apresenta documentos, obras de arte, vídeos, registros históricos e conteúdos interativos que evidenciam a amplitude da atuação de Luiza Bairros.
Os módulos abordam sua relação com a família, sua trajetória pessoal e intelectual, sua produção crítica, incluindo cerca de 30 livros decorativos com trechos de textos sobre a autora sua atuação no movimento negro e no feminismo negro, além de uma sala de exibição com mini documentários e entrevistas. A mostra também apresenta trechos de políticas públicas que ajudou a formular, títulos e homenagens recebidos ao longo da vida, depoimentos em áudio, uma área dedicada à visão crítica e à interação com o público e um conjunto inédito de obras visuais desenvolvidas especialmente para a exposição.
É possível visitar a exposição até dia 31 de março de 2026.
Luiza Bairros – Administradora, a gaúcha Luiza Helena de Bairros foi ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial entre 2011 e 2014. Com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Sociologia pela Universidade de Michigan (EUA), ela é autora de numerosos artigos, livros e conhecida pela sua atuação incansável em prol da igualdade racial.
Serviço: Exposição "Luiza Bairros: Lentes e Voz"
Local: Espaço Mário Gusmão, na Casa da Cultura Afro-Brasileira da Fundação Palmares, em Brasília-DF.
SAUS Q. 2 - Asa Sul
Abertura: 24 de novembro, 14h.
Visitação: até 31 de março de 2026.