Notícias
João Pessoa adere ao Plano Juventude Negra Viva
Foto: Robério Gadelha
João Pessoa (PB) é a mais nova capital brasileira a aderir ao Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Representando o Ministério da Igualdade Racial na cerimônia de assinatura, que aconteceu na segunda-feira (3), estava o secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana.
O secretário Tiago reforçou a relevância da adesão da capital ao Plano Juventude Negra Viva. “Essa parceria nacional busca garantir vida, oportunidades e dignidade à juventude negra, sobretudo a periférica, que é a mais exposta à violência e à vulnerabilidade social. O Governo do Brasil, junto aos municípios e estados, tem a missão de construir uma nova rota de oportunidades para essa juventude, com emprego, qualificação, cultura e lazer”, afirmou.
O secretário-executivo de Gestão Governamental da Prefeitura, Elson Carvalho Filho, destacou o compromisso da gestão com o combate à desigualdade e a valorização das origens afro-brasileiras. “A prefeitura de João Pessoa reafirma seu compromisso com o respeito às nossas origens e o desenvolvimento de políticas públicas que combatam as desigualdades e promovam a educação e a igualdade racial”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento representantes dos governos local e estadual, além do Ministério Público da Paraíba, Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região, Ordem de Advogados do estado e sociedade civil.
A adesão oficial da capital paraibana à política pública coordenada pelo MIR visa enfrentar o racismo sistêmico e garantir direitos da juventude negra do estado e todo o país.
Marco de consolidação – O Governo do Brasil marca um novo momento de consolidação do PJNV em territórios estratégicos. João Pessoa se junta a outras capitais já comprometidas com o Plano: Manaus (AM), Recife (PE), Natal (RN), Macapá (AP), Palmas (TO) e Belo Horizonte (MG).
O avanço nas capitais reforça a dimensão nacional da política, ampliando o impacto direto nas grandes concentrações urbanas onde vivem milhares de jovens negros. A adesão de João Pessoa fortalece a mobilização institucional e social na região Nordeste, um dos territórios prioritários do plano.
A partir da adesão, a capital passa a integrar oficialmente a governança do plano e se compromete com a implementação local de ações intersetoriais voltadas à juventude negra, como acesso à educação, cultura, trabalho, tecnologia e segurança pública cidadã.
Abrangência nacional – O PJNV conta com a adesão de 15 estados brasileiros, são eles: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e Roraima – representando mais da metade do país.
Criado em 2024 pelo Governo do Brasil, o Plano é a maior política pública da história voltada à juventude negra, com previsão de investimento superior a R$ 700 milhões e mais de 200 ações pactuadas com 18 ministérios, em 11 eixos prioritários. O PJNV tem como metas principais: reduzir as mortes violentas de jovens negros, ampliar oportunidades e fortalecer políticas de proteção e equidade racial em todo o território nacional.