Notícias
Inscrições das três edições do Caminhos Amefricanos são prorrogadas
Arte: Tábata Matheus
As edições Panamá, Angola e México do Programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul tiveram seus prazos de inscrição estendidos e passaram por retificações de edital. O objetivo das mudanças do Programa, que é voltado a docentes da educação básica e discentes de licenciatura de instituições públicas que sejam autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, é permitir que os candidatos tenham prazo suficiente para organizar a documentação exigida.
Prazos e requisitos – A edição Panamá, voltada a professores da educação básica, irá aceitar inscrições até às 17h do dia 2 de março (horário de Brasília). Já as edições Angola e México, destinadas a estudantes de licenciatura teve seu período de candidatura prorrogado até às 17h do dia 19 de março
Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio da plataforma de inscrição da Capes, respeitando os requisitos e etapas conforme definido no edital conjunto do programa.
Caminhos Amefricanos – Iniciativa do Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa promove experiências formativas internacionais voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial por meio da educação e do intercâmbio de saberes com países do Sul Global.
A ação contempla docentes da educação básica da rede pública e estudantes de licenciatura de instituições públicas de ensino superior, que se autodeclarem pretos, pardos ou quilombolas. As experiências formativas incluem estudos, eventos acadêmicos, visitas a espaços educativos e históricos, fortalecendo a cooperação acadêmica internacional e a produção de conhecimento para políticas públicas antirracistas.