Notícias
Governo impulsiona artesãs do Vale do Jequitinhonha
Foto: Juliana Romão/MIR
Uma comitiva do Governo Federal esteve, nesta quarta-feira (28), em Turmalina (MG), para incentivar o trabalho de artesãs e tecelãs do Vale do Jequitinhonha. A primeira-dama, Janja Lula da Silva; e as ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco; dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo; e da Cultura, Margareth Menezes, conheceram o trabalho das profissionais juntamente com representantes da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A intenção da visita é promover o reconhecimento e o fortalecimento do artesanato local, com ênfase na atuação das mulheres artesãs da cerâmica e da tecelagem.
Além de conhecer o processo de produção das peças, que hoje são exportadas para o mundo, a comitiva visitou a associação e pôde ver, de perto, o quanto o apoio e fomento às associações e cooperativas podem impactar uma comunidade inteira.
"Foram as mulheres que fizeram adobe com as mãos e montaram um pequeno cômodo para colocar as peças feitas pelas artesãs aqui da comunidade", contou a artesã Maria do Carmo Barbosa. Ela relatou que as nove pessoas que criaram a associação lutaram muito para erguê-la e resistiram a muitas palavras de desestímulo. "Conseguimos, com apoio de entidades locais e depois, federais, como o Sebrae, formar parcerias e chegarmos aonde estamos hoje."
Com o apoio da Apex e do Sebrae, a associação hoje exporta suas produções para o mundo, mudando a realidade local. "Estamos aqui para conversar como iguais, olhando nos olhos", colocou a primeira-dama, que buscou ouvir as demandas da comunidade para fomentar novas oportunidades de expansão das exportações.
"Para além do simbolismo, queremos fazer entregas concretas, que possam mudar a vida de pessoas", colocou a ministra Anielle. "Chegar em espaços é saber que onde o seu pé pisa, é onde seu coração vai pulsar", acrescentou sobre a importância de visitar locais quando se pensa a formulação de políticas públicas.
Programação – A visita da comitiva começou com uma roda de conversa em que as mulheres ceramistas e tecelãs compartilharam como o artesanato mudou suas vidas e mostraram os processos de produção. Participaram cerca de 150 mulheres das associações de Lavradores e Artesãos de Campo Alegre e das Artesãs de Coqueiro do Campo.
Incentivo ao empreendedorismo – Durante o encontro, a Apex orientou as artesãs, colocando à disposição o curso gratuito sobre como exportar artesanato. A ideia é que elas possam continuar com suas exportações com segurança, planejamento e estratégia, tornando o processo o mais suave e sustentável possível.
O Sebrae, que já é parceiro da associação, também aproveitou o momento para pensar projetos de investimento e intensificar o trabalho conjunto. As possibilidades de investimentos futuros serão pensadas a partir das trocas com a comunidade.