Notícias
Governo da Bahia adere ao PJNV
Foto: Secom/BA
O Governo do estado da Bahia aderiu, nesta terça-feira (23), ao Plano Juventude Negra Viva. Em uma cerimônia na Biblioteca Central, em Salvador (BA), a solenidade aconteceu durante a abertura da Semana Estadual da Política de Juventude e contou com as presenças do secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo do Ministério da Igualdade Racial (MIR), Tiago Santana, do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
“A chegada do Plano Juventude Negra Viva à Bahia é um marco histórico. A representatividade do estado inspira e dá esperança a todo o país. Os Governos do Brasil e da Bahia assumem juntos o compromisso de fortalecer políticas de valorização, defesa de direitos e enfrentamento ao racismo sistêmico, prevenindo a violência letal contra a juventude negra”, afirmou o secretário Tiago.
“É importante estabelecer políticas públicas para disputar a atenção da nossa juventude. Não permitir que eles sejam absorvidos pelo tráfico, pelas milícias, pelo crime organizado. Precisamos de políticas de educação, de saúde, que atraiam os jovens e possibilitem o exercício pleno da cidadania”, defendeu o ministro Macêdo.
Durante a cerimônia de adesão, o governador Jerônimo assinou, ainda, um pacote amplo de ações voltadas à valorização da juventude e ao enfrentamento da violência
“Esta parceria consolida o conceito de política pública preventiva e com respeito aos direitos humanos que vem sendo implementada na Bahia através do Programa Bahia pela Paz, articulado nas comunidades, tendo os jovens como público prioritário. É preciso, também, que os municípios e a sociedade entendam a importância de pensar e incluir a juventude nas políticas públicas, garantindo os direitos à educação, saúde, segurança, lazer, emprego e renda.”
A assinatura também contou com as presenças do secretário Nacional da Juventude, Ronald Sorriso; da secretária da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães; e do Diretor de Combate e Superação do Racismo, Nonato Nascimento.
"Essa adesão ao PJNV reafirma o compromisso político da Bahia com agendas e pautas das juventudes negras pelo direito de viver com dignidade. A ministra Anielle Franco nos orientou a pautar, mobilizar e articular diversas frentes institucionais com o objetivo de nacionalizar o plano, garantindo sua capilaridade no território brasileiro, ao fortalecer seu potencial transformador", avaliou o diretor Nonato. “É mais um grande passo, mais um alvorecer da nossa juventude e mais um compromisso federativo”, ressaltou a secretária Ângela.
Plano Juventude Negra Viva – Estruturado em 11 eixos de transversalidade das políticas públicas, o PJNV aborda temas como acesso à justiça e segurança pública, educação, saúde, cultura e meio ambiente. São 46 metas específicas e ações transversais destinadas a promover mudanças estruturantes e duradouras na vida da juventude negra.
Um exemplo de ação fruto do PJNV é o Caminho Amefricanos, programa de intercâmbios Sul-Sul. Parceria entre o MIR e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ele busca incentivar uma formação antirracista para docentes e estudantes de licenciaturas negros e quilombolas. Neste Mês da Juventude, 50 jovens que foram contemplados pelo programa embarcam para o Peru, entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.