Notícias
Em coletiva de imprensa da 5ª Conapir, ministra Anielle Franco fala sobre PEC 27 e assinatura do protocolo de intenções para Casas da Igualdade Racial
Foto: Bruno Fernandes/MIR
Após a cerimônia de abertura da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, recebeu jornalistas de diferentes segmentos nacionais, assessorias de imprensa de órgãos públicos e profissionais de imprensa independentes para divulgar as ações da pasta e as políticas de promoção da igualdade racial.
Participaram da conversa profissionais da Agência Brasil, Brasil de Fato, Brasil Participativo, G1, SBT, Broadcast/Estadão, Metropóles, CNN Brasil, Globo, Valor Econômico, UOL, Poder 360 e Revelia.
Logo no início da coletiva, a ministra Anielle Franco, afirmou que a 5ª Conapir é um marco histórico e fruto de todo trabalho que tem sido construído ao longo dos últimos três anos pelo Ministério da Igualdade Racial. "Essa é uma luta que não começa e nem termina hoje. É uma persistência, que marca a luta histórica do movimento negro desse país."
Aos jornalistas presentes, Anielle Franco respondeu questões sobre a atuação do MIR na aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 27 que institui o Fundo Nacional de Reparação Econômica e de Promoção da Igualdade Racial (FNREPIR), que tem por objetivo promover a igualdade de oportunidades e a inclusão social de brasileiros pretos e pardos junto aos parlamentares do Congresso. A ministra falou, ainda, sobre a importância da Plataforma do Brasil Participativo como política para apresentar ideias, votar prioridades e promover a participação social em debates que contribuem diretamente para melhoria do país. Ela ainda destacou as assinaturas de protocolos de intenções para construção de Casas da Igualdade Racial.
Participaram da coletiva a secretária-executiva do MIR, Rachel Barros; e os secretários de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Clédisson Júnior; de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, Povos de Terreiro e Ciganos, Ronaldo dos Santos; de Políticas de Ações Afirmativas e Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana.