Notícias
Em Camaçari (BA), MIR lança campanha nacional e realiza adesões de municípios a políticas de igualdade racial
Foto: Caetano Manenti/ MIR
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) esteve em Camaçari (BA), nesta sexta-feira (16), para realizar a iniciativa Caminhos Abertos para a Igualdade Racial, evento com a adesão de 23 municípios a políticas públicas estratégicas de promoção da igualdade racial. A ação, em parceria com a prefeitura de Camaçari, fortalece a implementação do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), da Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana (PNPTMA), da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ) e do Plano Juventude Negra Viva (PJNV).
Para a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a adesão dos municípios representa um avanço concreto na consolidação das políticas públicas de promoção da igualdade racial nos territórios. “A promoção da igualdade racial se constrói nos territórios, com articulação federativa e compromisso institucional. Fortalecer o Sinapir, o Plano Juventude Negra Viva e as demais políticas do Ministério é garantir que o enfrentamento ao racismo se traduza em ações concretas, capazes de proteger vidas, ampliar direitos e promover dignidade para a população negra em todo o país”, afirmou.
Os municípios baianos de Barro Preto, Buerarema, Camaçari, Coaraci, Floresta Azul, Gandu, Itajú do Colônia, Itapebi, Ituberá, Mascote e Santa Cruz da Vitória formalizaram adesão à Política Nacional para Povos e Comunidades Tradicionais de Terreiro e de Matriz Africana (PNPTMA).
Já as prefeituras de Aurelino Leal, Buerarema, Caatiba, Camaçari, Camamu, Canarana, Gandu, Ilhéus, Itacaré, Itororó, Ituberá, Maiquinique, Maraú, Nilo Peçanha e Ouriçangas aderiram à Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental Quilombola (PNGTAQ).
O Plano Juventude Negra Viva (PJNV) passa a ser incorporado pelos municípios de Camaçari, Camamu, Canarana, Gandu, Itajú do Colônia, Itapebi, Ituberá, Maraú, Mascote, Ouriçangas e Santa Bárbara.
Já o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) recebeu a adesão dos municípios de Camaçari, Camamu, Canarana, Ouriçangas e Santa Bárbara.
Carnaval sem racismo – Além de fortalecer a adesão dos municípios a políticas estruturantes de promoção da igualdade racial, o evento formalizou também a divulgação da campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, parceria firmada entre o entre o MIR, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Bahia (Sepromi) e o município de Camaçari. A iniciativa tem como objetivo conjugar esforços para o enfrentamento ao racismo durante o período carnavalesco, promovendo o respeito, a diversidade e os direitos humanos em âmbito nacional.
O ato contou com a presença do prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano; de secretários nacionais do Ministério da Igualdade Racial; de representante do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial; além de quilombolas, lideranças religiosas de matriz africana, jovens e representantes das prefeituras municipais.