Notícias
Corregedoria do MIR recebe título de Unidade Correcional Instituída
- Foto: Freepik
A Corregedoria do Ministério da Igualdade Racial (MIR) recebeu o título de Unidade Correcional Instituída (UCI), concedido pela Corregedoria-Geral da União (CRG). Criada em 2023, a unidade foi reconhecida por seu desempenho na implementação de boas práticas e na estruturação de uma gestão correcional sólida e eficiente.
O reconhecimento é resultado da aplicação do Modelo de Maturidade Correcional (CRG-MM), uma ferramenta estratégica desenvolvida pela própria CRG para orientar e aperfeiçoar a gestão das unidades correcionais que integram o Sistema de Corregedoria do Poder Executivo Federal (SisCor). O modelo funciona como um instrumento de autoavaliação contínua, permitindo que cada unidade avalie seu desempenho de forma abrangente e oriente suas decisões com base em parâmetros técnicos.
"Para os próximos anos, a equipe da Corregedoria do MIR seguirá empenhada em alcançar níveis ainda mais elevados de maturidade, buscando a classificação da UCI ao nível 2 na rodada de autoavaliação de 2026. Esse objetivo ambicioso reafirma o empenho do ministério em aprimorar sua gestão correcional e fomentar um ambiente íntegro e transparente", afirmou o corregedor do MIR, Jarildo Queiroz.
A equipe da Coordenação-Geral de Supervisão do SisCor parabenizou a unidade pelo trabalho desenvolvido: "Sabemos que as boas práticas identificadas são fruto de muito trabalho e dedicação na elaboração e implementação de padrões de excelência por parte de cada Corregedoria selecionada. Nesse sentido, parabenizamos sua unidade pelo exemplar trabalho desenvolvido, ao tempo em que informamos que tais práticas servirão de referência para todo o SisCor".
Maturidade correcional - O CRG-MM não é uma certificação, mas uma ferramenta de autoavaliação, ou seja, quem avalia é a própria equipe da unidade setorial de correição. Seu objetivo é orientar a gestão e as tomadas de decisão da USC, não se restringindo às atividades finalísticas, tendo como premissa a avaliação global da unidade.
Mais informações sobre o Modelo de Maturidade Correcional estão disponíveis no site da CRG.