Notícias
Conheça os Agentes Territoriais do Plano Juventude Negra Viva do MIR
Foto: Luis Targino
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) torna pública a lista oficial dos Agentes Territoriais do Plano Juventude Negra Viva (PJNV). Os consultores atuam como multiplicadores da política pública no território, conectando as juventudes negras com as oportunidades previstas no Plano e promovendo escuta ativa, diálogo e mobilização local.
Selecionados no âmbito do projeto de cooperação técnica entre o MIR, o Fundo de População da Organização das Nações Unidas (UNFPA) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores. Os agentes estão a serviço da sociedade civil e têm o compromisso de fortalecer o protagonismo jovem, apoiar a adesão dos estados e municípios ao PJNV, apoiar a implementação das ações pactuadas e garantir que a política pública chegue efetivamente na ponta.
>>Clique para acessar a lista de contatos de agentes territoriais
A distribuição dos agentes foi definida com base em critérios técnicos, que consideraram a população de cada estado segundo o Censo 2022 do instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e, especialmente, a incidência de municípios prioritários do Pronasci – Programa Nacional de Segurança com Cidadania, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Essa priorização é fundamental, pois esses territórios concentram altos índices de vulnerabilidade social e, historicamente, sofrem com o abandono e o racismo institucional.
Os consultores terão papel central na articulação e acompanhamento da implementação das políticas públicas de igualdade racial para juventude. Um dos objetivos estruturantes do Plano é justamente racializar a formulação e a execução das políticas públicas, garantindo que os dados utilizados no planejamento ações considerem as desigualdades raciais e permitam respostas mais eficazes e justas para a juventude negra.
Início da atuação – A formação dos agentes começou oficialmente com uma reunião presencial realizada nos dias 18 e 19 de novembro, em Brasília, que contou com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e do secretário de Políticas de Ações Afirmativas, Combate e Superação do Racismo, Tiago Santana. O encontro abordou temas como juventude negra, racismo e violências estruturais, o funcionamento do PJNV, estratégias de mobilização territorial, uso de dados e indicadores raciais, escuta ativa com juventudes, processos de sistematização da atuação do agente e metodologias de comunicação popular.
O PJNV – Anunciado com mais de R$700 milhões em investimentos e 200 ações pactuadas com 18 ministérios o Plano tem programas em execução desde seu lançamento. Entre essas ações, destacam-se o uso de câmeras corporais nas fardas policiais, o Wi-Fi Brasil, os programas de formação e empregabilidade, além do Pronasci Juventude, que oferece formação, cultura e cidadania para jovens de 15 a 24 anos em territórios em situação de vulnerabilidade.
“O Plano Juventude Negra Viva é um pacto pela vida. Com os agentes territoriais em campo, estamos fortalecendo a democracia e garantindo que a política pública tenha voz, rosto e território. É com escuta e presença que transformamos realidades”, afirmou a ministra Anielle Franco durante a abertura da formação em Brasília.
Acesse a lista completa dos Agentes Territoriais do PJNV e saiba quem está atuando no seu estado.