Notícias
Confira a programação do Ministério da Igualdade Racial na COP30
Foto: Rafa Neddermeyer/COP30
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) tem uma agenda intensa na 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém (PA). A agenda engloba o âmbito da promoção da equidade racial, da justiça climática e da valorização dos saberes ancestrais.
As atividades buscam garantir que a pauta climática contemple a diversidade dos povos brasileiros e reconheça o papel histórico das comunidades tradicionais na preservação ambiental.
Durante a edição traremos atualizações diárias, sempre à noite, para anunciar os novos compromissos e eventos do dia seguinte.
COP30 – Encontro anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações internacionais, sociedade civil e setor privado para discutir e negociar ações de enfrentamento à crise climática, a COP é Organizada pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
Considerada o principal fórum global sobre o tema, a Convenção é responsável por estabelecer metas e mecanismos para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e promover a transição para economias sustentáveis.
Círculo dos Povos – Um dos quatro círculos de liderança da COP30, seu objetivo é garantir o protagonismo de povos indígenas, comunidades tradicionais, afrodescendentes e agricultores familiares nas negociações e ações da conferência.
Espaço que busca fortalecer o debate global sobre temas como defesa dos territórios ancestrais, financiamento climático direto e proteção dos modos de vida tradicionais, o Círculo representa um compromisso de escuta e reconhecimento. Seu objetivo é assegurar que as vozes dos povos e comunidades tradicionais possam ser levadas em consideração nos processos decisórios sobre o futuro climático do planeta.