Notícias
Comunicação pela igualdade e Direitos Humanos é tema da quinta edição do Conexões SICOM, no Palácio do Planalto
Foto: Flickr MDHC
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e a ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, participaram nessa terça-feira (22), no auditório do GSI, da quinta edição do Conexões SICOM – A transformação começa aqui”.
Realizado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), os encontros têm por objetivo compartilhar experiências e estratégias no enfrentamento ao racismo, às violações de direitos, na valorização da diversidade e no fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade e à justiça social.
O ciclo de encontros Conexões SICOM é voltado à qualificação das equipes do Sistema de Comunicação do Governo Federal (SICOM). A proposta surge como resposta às demandas identificadas nas reuniões do primeiro trimestre de 2025 entre a SECOM e as assessorias de comunicação dos ministérios, buscando estruturar um espaço de formação continuada, para troca de experiências e fortalecimento da atuação estratégica da comunicação pública e governamental.
A ministra Anielle Franco lembrou de sua formação em jornalismo e das dificuldades e barreiras enfrentadas por pessoas negras na área de comunicação, da importância de enfrentar o racismo, a sub-representação e da construção de narrativas plurais sobre a população negra. “Ainda há muito que se lutar por uma comunicação antirracista, mas ter na mídia uma comunicação ética, isso pra mim é inegociável”, ressalta.
Anielle Franco falou também do trabalho do Ministério da Igualdade Racial na construção do Plano de Comunicação Antirracista para a Administração Pública. “Quando a gente cria em conversa com vários ministérios e com a Secom, o Plano de Comunicação Antirracista era pra pensar que a partir da administração pública federal, a gente também precisa dar o exemplo de uma comunicação que é possível”, pontua.
Também participaram do encontro as chefes das Assessorias Especiais de Comunicação Social do MIR e do MDHC, Juliana Romão e Márcia Cruz e a consultora da Secom/PR e escritora, Midiã Noelle.
Conexões SICOM – Já foram temas de debate no evento, comunicação pela igualdade racial; comunicação pelos direitos humanos e cidadania; planejamento, redes sociais e pesquisa na comunicação pública e governamental; linguagem simples comunicação para todos; estratégia de comunicação nas plataformas digitais e combate à desinformação. A iniciativa busca alinhar o planejamento estratégico, entender a percepção da sociedade sobre políticas públicas e garantir a comunicação clara e eficiente entre o governo e o cidadão.