Notícias
CNPIR divulga resultado final da Feira Nacional da 5a Conapir
Foto: Freepik
O Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR) divulgou, nesta sexta-feira (29), o resultado final da Feira Nacional da 5a Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), que acontece no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 15 e 19 de setembro, em Brasília (DF). São 45 afroempreendedores de todo o Brasil selecionados para expor seus produtos durante os cinco dias da Conferência que, por meio do Ministério da Igualdade Racial, volta a acontecer após um hiato de sete anos.
"Para o CNPIR e para o MIR é importante garantir a presença dos afroempreendedores de todo Brasil na Etapa Nacional da 5ª CONAPIR já que a economia criativa faz parte dos modos e jeitos de viver do nosso povo, historicamente", defende Larissa Santiago, secretária-executiva do Conselho.
Com a feira, o Conselho espera promover a visibilidade e a valorização cultural, econômica e social dos grupos historicamente marginalizados, como afro-brasileiros, quilombolas, ciganos, indígenas, povos de terreiro e demais povos e comunidades tradicionais.
Critérios – A seleção dos expositores foi feita por pelos conselheiros e servidores do Ministério da Igualdade Racial. Foram considerados aspectos como identidade étnico-racial e territorial, originalidade, sustentabilidade e relevância cultural dos produtos/serviços, além de impacto, inclusão e relevância cultural das propostas.
5ª Conapir – A Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial é o mais amplo mecanismo de formulação de políticas com protagonismo da sociedade civil e tem como tema, este ano, “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”. Ela é organizada pelo Ministério da Igualdade Racial por meio do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial (CNPIR).
O evento estimula diálogo entre a sociedade civil e órgãos de promoção racial municipais, estaduais e do Distrito Federal para o processo de criação, expansão e aprimoramento de políticas públicas voltadas às comunidades quilombolas, aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana e à população negra.