Notícias
Campanha 'Embarque numa boa' promove segurança e respeito nos aeroportos
A campanha “Embarque numa boa: segurança e respeito a cada inspeção”, lançada ontem (18), numa parceria do Ministério da Igualdade Racial (MIR) com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), busca conscientizar passageiros sobre os procedimentos de segurança nos aeroportos, destacando a importância do respeito à diversidade e à dignidade.
A iniciativa, que integra o programa Asas para Todos, conta com o apoio de diversos órgãos governamentais e entidades, como os ministérios das Mulheres, do Turismo, dos Direitos Humanos e da Cidadania, e de Portos e Aeroportos, além de empresas aéreas, concessionárias de aeroportos e organizações do setor.
Segundo a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a campanha é mais uma ferramenta no combate às desigualdades: “Garantir que cada pessoa seja tratada com respeito e dignidade é um compromisso do Governo Federal, especialmente em espaços públicos como os aeroportos, que são portas de entrada para o Brasil e o mundo. Seguiremos trabalhando para construir um país onde todos possam transitar com segurança e respeito, sem exceção.”
Durante a alta temporada, de dezembro a fevereiro, serão divulgados vídeos, cartazes, cartilhas e postagens nas redes sociais das instituições parceiras, com informações detalhadas sobre procedimentos de segurança, incluindo busca pessoal, inspeções aleatórias e atendimento a passageiros com necessidades especiais (Pnae).
Além disso, um site exclusivo, chamado “Inspeção de segurança para passageiros”, detalha os procedimentos de inspeção e segurança e ainda reunirá todos os materiais informativos da campanha.
Asas Para todos - A iniciativa pretende fomentar a diversidade, a inclusão, a capacitação e a formação aeronáutica na aviação civil brasileira. Voltado a estudantes de baixa renda, mulheres, profissionais da área, passageiros e servidores da ANAC, o programa é estruturado em três eixos: Inclusão e Diversidade, Mulheres na Aviação, Formação e Capacitação.