Notícias
Caminhos Abertos pela Igualdade Racial promove encontro de pesquisadores, em Camaçari
Foto: Divulgação
Pesquisadores aprovados por editais do Ministério da Igualdade Racial em parceria com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e projetos no Programa Redes Antirracistas, participaram de uma ação realizada no âmbito do Caminhos Abertos pela Igualdade Racial, na Cidade do Saber, em Camaçari.
Realizado pelo MIR, o encontro reuniu especialistas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Federal Baiano (IF BAIANO), entre outras instituições.
A ideia era apresentar uma mostra dos projetos que o Ministério da Igualdade Racial executa e apoia no território da Bahia e ampliar a rede interna de pesquisadores de diferentes cidades que mantém vínculo institucional com o Sistema Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
A programação contou também com uma mesa redonda com estudantes vinculados ao Programa de Iniciação Científica - Ações Afirmativas (PIBIC-AF). No total, foram realizadas 14 apresentações de pesquisadores de diferentes municípios de Porto Seguro, Cachoeira, Vitória da Conquista e Salvador.
Para a diretora de Avaliação, Monitoramento e Gestão da Informação, Tatiana Silva, a iniciativa foi importante para que esses pesquisadores que estão distribuídos nesses territórios do estado conhecessem todos os trabalhos que estão sendo desenvolvidos. “Esse encontro foi também fundamental pela presença dos gestores do Sinapir, que assistiram as apresentações dos trabalhos de pesquisa e extensão dos projetos que estão sendo financiados pelo Ministério da Igualdade Racial na Bahia, para além do fortalecimento da política nos territórios”, conclui.
Capacitação científica – Pesquisadores/as e expositores/as participantes receberão certificados de participação emitidos pelo Governo do Brasil. A expectativa é que a mostra seja realizada em outras edições previstas do Caminhos Abertos pela Igualdade Racial ainda para o primeiro semestre de 2026.