Notícias
Ao lado do presidente Lula, ministra Anielle Franco celebra o Dia dos Professores
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A ministra da igualdade racial, Anielle Franco, acompanhou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, em evento em comemoração ao Dia dos Professores no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, no Rio de Janeiro.
A cerimônia marcou o início da emissão da Carteira Nacional Docente do Brasil – documento oficial com validade em todo o território nacional, destinado a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas, para facilitar o acesso a descontos em eventos culturais e a novos benefícios exclusivos do programa Mais Professores para o Brasil.
O evento contou com a participação de aproximadamente 3 mil professores das redes de ensino municipais, estaduais e federal.
Em seu discurso, o presidente Lula falou sobre a alegria de estar comemorando o dia dos professores, apresentou um resgaste histórico da construção e da consolidação da educação no Brasil e anunciou ainda para esse ano, a criação da universidade federal indígena e do esporte no país.
“Precisamos fazer que esse país seja soberano na terra, no ar, no mar e que também seja soberano na sua educação. Nós já fizemos mais de 20 universidades federais e mais de 180 campos pelo Brasil afora, para interiorizar o ensino universitário para que uma criança do interior não tenha que ir para a capital para estudar, é a capital que tem que levar a universidade até ela. Permitir oportunidades para todas as pessoas desse país, foi essa foi a revolução que aconteceu nesse país”.
Professora desde seus 17 anos, Anielle Franco, lecionou a disciplina de língua estrangeira para crianças e adolescentes e destacou que sua entrada nas universidades federal e estadual do Rio de Janeiro se deu por meio do acesso à política de cotas. “Tenho orgulho de caminhar ao lado do presidente Lula que tem a coragem para investir em educação e abrir uma janela de sonhos para o futuro de tantas crianças e adolescentes. O que a gente quer é mais investimento em intercâmbios, editais, saúde, cultura e a educação é a ferramenta principal para tudo isso, sobretudo uma educação antirracista e igualitária com mais desenvolvimento para todos”, ressalta.
Na ocasião, o governo anunciou também novas ferramentas de trabalho, cartões de crédito com condições diferenciadas, descontos em hotéis, e os primeiros benefícios do #TôComProf, que reúne lojas físicas, e-commerce e serviços de várias categorias, premiação de 100 mil professores com computadores e cursos gratuitos de formação continuada, graduação, mestrado e doutorado.
CNDB – A Carteira Nacional Docente do Brasil é uma conquista aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República, sendo reconhecida em todo o território nacional como documento oficial dos professores. A CNDB tem validade de 10 anos e é destinada a professores de todos os níveis e etapas da educação, das redes públicas e privadas. O sistema de solicitação da CNDB será aberto a partir desta quinta-feira (16 de outubro), por meio da página Mais Professores, com acesso via conta gov.br. O programa Mais Professores busca atender aproximadamente 2,7 milhões de docentes em todo o país. Para ser elegível, é preciso que o professor tenha Cadastro de Pessoa Física (CPF) regular junto à Receita Federal; e esteja em exercício da atividade docente em instituição de ensino.