Notícias
50 alunos brasileiros selecionados pelo Programa Caminhos Amefricanos viajarão para intercâmbio em Moçambique
Um grupo de 50 alunos brasileiros selecionados para o Caminhos Amefricanos: Programa Sul-Sul se prepara para um intercâmbio internacional que será realizado entre os dias 16 e 30 de setembro, na Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique.
Com um investimento total de mais de 4,5 milhões de reais, o programa é uma das iniciativas construídas pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) em parceria com Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A iniciativa tem por finalidade estimular e promover a socialização de conhecimentos, experiências e políticas públicas que contribuam com o combate e superação do racismo e para o ensino da História, Cultura e Diáspora Africana.
Na prática, essa cooperação com os países africanos, latino-americanos e caribenhos por meio de ações de intercâmbio internacional de curta duração, capacitará os selecionados regularmente matriculados nos cursos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na formação, qualificação e com a implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, nas escolas brasileiras.
Também no âmbito do Programa Amefricanos, a secretária Márcia Lima destaca o caráter pioneiro do MIR ao estabelecer outras práticas de cooperação com o país africano, a exemplo da ação inicial de combate ao racismo no esporte no escopo de justiça racial internacional, onde três atletas moçambicanas estão no Brasil para uma experiência de treinos e intercâmbio cultural em um clube esportivo brasileiro.
“Moçambique é o nosso primeiro destino. Nosso principal objetivo é socializar as trocas e o fortalecimento da cooperação sul-sul, na perspectiva de combate ao racismo e na implementação de políticas públicas de promoção da igualdade racial”, destaca.
A agenda compreenderá também uma audiência com o primeiro-ministro de Moçambique, Excelentíssimo Sr. Adriano Maleiane; visitas à escolas; ao Bairro Cultural e Museu do Mafalala; a Mwadjahane, terra Natal de Eduardo Mondlane; ao Monumento e Centro de Interpretação Samora Machel da Matola e pelo Circuito Histórico de Moçambique.
A previsão é de que a cada ano sejam realizados intercâmbios de curta duração (15 dias). Neste primeiro ano, as edições serão realizadas em Maputo (Moçambique), Bogotá (Colômbia) e Praia (Cabo Verde), respectivamente.