Notícias
Chapada dos Veadeiros comemora aniversário
Publicado em
11/01/2018 18h25
Atualizado em
11/01/2018 21h06
Veadeiros, que completa 57 anos, é uma das unidades mais visitadas do ICMBio.
O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros completa hoje (11) 57 anos. Criado em 1961, é hoje um dos parques mais visitados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e protege centenas de nascentes. Segundo registros, a unidade recebeu, de janeiro a outubro de 2017, 56.283 pessoas que passaram o dia usufruindo das belíssimas cachoeiras e observando a natureza. "O Parque não foi feito para o ICMBio, é feito para a sociedade”, afirma o chefe da unidade, Fernando Tatagiba.
No ano passado, o Parna foi ampliado de 65 mil hectares para 240 mil hectares, ou seja, quase quatro vezes o seu tamanho atual, por decreto assinado pelo presidente da República. Isso assegurou o título de Patrimônio Mundial da Humanidade concedido pela Unesco.
Porém, a Chapada viveu em outubro do ano passado dias tristes. Foram 20 dias de incêndio, que castigou esse paraíso no meio do cerrado brasileiro, consumindo cerca de 75 mil hectares. A experiência, entretanto, uniu poder público e sociedade na busca de combater o incêndio que extrapolou os limites do Parque. O envolvimento da sociedade civil foi fundamental para que o incêndio fosse combatido. A suspeita é que o incêndio foi criminoso, e o motivo foi a ampliação da unidade.
Hoje, quase três meses do incêndio, o Parque se recupera. As primeiras chuvas ajudaram a brotar o verde. Claro que demorará anos para recuperar completamente a fauna e flora. A Chapada é um refúgio de espécies ameaçadas de extinção ou endêmicas (só existem no local), como o cervo-do-Pantanal, lobo-guará, pato-mergulhão e a onça-pintada, maior mamífero carnívoro da América do Sul.
A boa notícia é que a Chapada receberá neste ano investimentos de R$ 10 milhões. Os recursos são provenientes do mecanismo de Compensação Ambiental previsto na Medida Provisória (MP) 809/2017, aprovada em de 01 de dezembro de 2017. A MP define novas regras para a aplicação de recursos da compensação ambiental e permite aumentar o prazo para a contratação de brigadistas. Os recursos foram anunciados em dezembro do ano passado.
Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280