Notícias
Mais de 200 tartarugas-da-amazônia são apreendidas no Parque Nacional de Anavilhanas
- Foto: Acervo NGI Novo Airão
Na noite de domingo (3), durante uma ação de rotina de fiscalização ambiental no Parque Nacional de Anavilhanas, servidores do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do ICMBio em Novo Airão flagraram o transporte ilegal de mais de 200 tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa), que seriam comercializadas em Novo Airão e Manaus. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas.
A pessoa responsável pelo transporte foi autuada e multada em R$ 200 mil. A embarcação utilizada na atividade ilegal, juntamente com um motor rabeta de 10 HP, foi apreendida. Segundo informações fornecidas pelo infrator, os animais haviam sido capturados no Parque Nacional do Jaú. As tartarugas apreendidas foram devolvidas à natureza, em locais seguros e protegidos de ações humanas.
Para o chefe do ICMBio em Novo Airão, Hueliton Ferreira, “as ações de fiscalização de rotina nos parques nacionais do Jaú e Anavilhanas seguem firmes e trazendo resultados, além de coibir as práticas ilegais nessas unidades”. O NGI ICMBio Novo Airão é responsável pela administração dos dois parques nacionais, além das Reservas Extrativistas do Rio Unini e do Baixo Rio Branco-Jauaperi, no estado do Amazonas.
Com informações do Parque Nacional de Anavilhanas
Comunicação ICMBio
comunicacao@icmbio.gov.br
(61) 2028-9280
