Notícias
Instituto Chico Mendes promove Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos para proteção da biodiversidade marinha
Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos 2025 - Foto: PMP-BS
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Área de Proteção Ambiental (APA) da Baleia Franca, promoveu nos dias 16 e 17 de maio, em Imbituba (SC), o “Curso de Desencalhe de Grandes Cetáceos Vivos 2025”. O curso foi dividido em módulos teórico e prático, abordando desde o planejamento até a execução de ações integradas para o resgate de cetáceos.
A iniciativa é uma parceria do ICMBio com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Australis e Associação R3 Animal e visa capacitar profissionais para atuarem em situações de encalhe de baleias e outros grandes mamíferos marinhos.
O curso reforça o compromisso do ICMBio e parceiros com a Década da Ciência Oceânica (ONU), alinhando-se às metas de conservação marinha e redução de impactos humanos a essas espécies.
Segundo o analista ambiental e chefe da APABF/ICMBio, Stephano Ridolfi, “o curso preconiza a habilitação e reciclagem dos profissionais e instituições que atuam no Protocolo de Encalhes e Emalhe de Mamíferos Marinhos na APA da Baleia Franca/ICMBio”.
Entre os palestrantes estiveram especialistas como Pedro Castilho (UDESC), Karina Groch (Instituto Australis) e Cristiane Kolesnikovas (R3 Animal), que compartilharam conhecimentos técnicos e experiências em conservação marinha.
Encalhes de Grandes Cetáceos acontecem quando baleias, golfinhos ou outros mamíferos marinhos de grande porte ficam presos em áreas costeiras, como praias, bancos de areia ou águas rasas, incapazes de retornar ao mar por conta própria. Esses incidentes representam uma emergência ambiental que exige uma resposta rápida, adequada e organizada por parte de uma equipe de profissionais treinados para atender esse tipo de ocorrência.
Nesse sentido, o curso teve como objetivo principal proporcionar a vivência do planejamento, da coordenação e da execução de um trabalho integrado para o atendimento a um evento de encalhe em nosso litoral. Sempre com o enfoque na conservação e proteção da nossa biodiversidade marinha.
“Capacitações e simulados como este são fundamentais para aprimorarmos cada vez mais nossa capacidade de resposta e para ampliar a rede de parceiros que podem auxiliar neste tipo de evento, até para que possam compreender quais os procedimentos, cuidados e limitações neste tipo de situação”, ressalta Karina Groch, uma das palestrantes e coordenadora do Projeto ProFRANCA / Instituto Australis.
O Módulo Teórico foi realizado no dia 16 de maio, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário de Imbituba (SEDETUR), enquanto o Módulo Prático com simulado de ação foi no dia 17, na Praia de Itapirubá.
Destaques do Curso:
-
Capacitação para resposta rápida e organizada a encalhes de grandes cetáceos;
-
Simulação de situações reais no Módulo Prático, com participação ativa dos convidados;
-
Participação de instituições que fazem parte do Protocolo de Encalhes da APABF, do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), bem como outras instituições parceiras e órgãos públicos convidados.
Para acionamentos em caso de encalhes de grandes cetáceos:
Ligue para a APA da Baleia Franca/ICMBio, (48) 88056-580 (WhatsApp APABF) ou 0800 642 3341 (PMP-BS SC/PR).
Contato para Imprensa:
APA da Baleia Franca – ICMBio
Telefone: (48) 99144-1009 - Fernanda Dorta (Ass. de Comunicação)
Objetivo de Desenvolvimento Sustentável relacionado:

- .

- .

- .
Com informações da APA da Baleia Franca



